Aqui está a razão pela qual gatos acabam se assustando com pepinos; você vai se surpreender!

Você já deve ter visto aqueles vídeos em que gatos acabam se assustando com pepinos, certo? Então, aqui vai a explicação para isso!

Com toda certeza, navegando pela internet, você já deve ter visto muitos vídeos engraçados de gatos se assustando com pepinos. Houve uma época, inclusive, em que isso se tornou uma tendência, com muitas pessoas fazendo o mesmo. Mas, a questão que permanece é: o que causa esse medo nos felinos?

Por incrível que pareça, existe uma explicação para a reação dos gatinhos quando encontram um pepino em seu caminho. Se você pensava que isso ocorria por pura brincadeira, está enganado. Entenda o que leva a esse estranho comportamento por parte dos bichanos quando veem um pepino.

Foto: Zooplus PT/Reprodução

Por que gatos se assustam quando veem um pepino?

Segundo a psicobióloga Juliana Damasceno, que escreve para o blog Vida de Bicho, isso acontece porque o pepino é grande e fino, o que pode facilmente ser confundido com uma cobra. É por essa razão que o felino acaba pulando, já que é um comportamento inato e pré-programado que funciona como autodefesa.

A veterinária Marcela Muriel, do Veros Hospital Veterinário, revela que essa reação ocorre porque os gatos são animais altamente instintivos. Ela explica que, para sobreviver na natureza antigamente, os felinos precisavam ser ágeis para escapar de predadores. Por isso, eles são naturalmente desconfiados.

E não pense que esses sustos são causados apenas por pepinos. Legumes cilíndricos e grandes, como cenouras, também podem provocar essa reação. Objetos com essas formas e que não fazem parte da rotina do gato também podem causar sustos nos animais.

Porém, é importante ressaltar que assustar um gato com um pepino pode causar trauma e estresse. Essas brincadeiras geralmente são filmadas durante a alimentação do gato. É comum que os comedouros estejam posicionados de frente para a parede, para que o bichinho não veja o legume atrás dele. Por isso, eles se assustam tanto.

Brincadeiras desse tipo não são recomendadas por especialistas, pois prejudicam o bem-estar do animal de estimação. Em vez disso, o tutor deve investir em atividades saudáveis que promovam relaxamento e tranquilidade.

você pode gostar também