‘Velozes e Furiosos’ sob análise: qual é o MELHOR filme da franquia?
Fizemos uma análise profunda para determinar qual longa conquista a linha de chegada no universo dessa famosa franquia.
“Velozes e Furiosos” é uma das franquias de ação mais queridas pelo público. O primeiro filme da saga foi lançado em 2001 e, assim que estreou, já conquistou o coração de milhares de fãs espalhados pelo mundo.
Desde então, a saga foi se renovando e lançando um filme atrás do outro. Ao todo, já foram mais de 10 títulos que fizeram com que a franquia se tornasse uma das mais bem-sucedidas na história do cinema.
Entretanto, enquanto alguns dos filmes fizeram bastante sucesso e agradaram os fãs e a crítica, outros acabaram deixando a desejar e receberam muitas críticas negativas.
No ranking abaixo, você confere um ranking do melhor ao pior filme da saga, segundo a nota divulgada pelo site IMDb.
Foto: Reprodução
11. ‘Velozes e Furiosos 10’ (2023) – Nota IMDb 5,8
Começando nosso ranking pelo último lugar, ele é ocupado pelo filme mais recente da franquia. Apesar de ter feito bastante sucesso e lotado salas de cinema ao redor do mundo, o filme não foi muito bem recebido no quesito realidade, uma vez que apresenta cenas impossíveis de serem reproduzidas em qualquer lugar.
Apesar disso, cá entre nós: depois de mais de 10 filmes, a franquia já não deseja mais gerar questionamentos sobre ser possível ou não. Ela busca entreter e deixar seus espectadores chocados com o próximo capítulo que virá.
No filme, Toretto está feliz com a relação que construiu com sua família e com seus amigos. Seu filho Brian (Leo Abelo Perry) já está maior e começa a gostar e se interessar pelo mundo dos carros.
Entretanto, quando a vilã Cipher (Charlize Theron) aparece em sua porta dizendo que os dois têm um inimigo em comum e que está em busca de vingança, Toretto terá que fazer tudo para proteger seu filho e aqueles que ama.
10. ‘Mais Velozes e Mais Furiosos’ (2003) – Nota IMDb 5,9
O segundo filme da franquia ficou marcado por ser o primeiro sem a presença do astro Vin Diesel. A ausência do ator e as interpretações aquém do esperado pelo elenco geraram duras críticas à produção.
No filme, somos apresentados à história de Brian O’Conner, que tenta recomeçar a sua vida após deixar a polícia em Los Angeles. Contudo, o ex-policial é preso em uma corrida ilegal. Agora, para limpar sua ficha, ele precisará ajudar o FBI a prender um poderoso traficante de drogas.
9. ‘Velozes e Furiosos 9’ (2021) – Nota IMDb 5,9
Um dos últimos lançamentos da franquia, “Velozes e Furiosos 9”, não agradou muito aos fãs e aos críticos da saga. A falta de originalidade da trama e o excesso de exagero, como, por exemplo, uma cena em que os personagens vão para o espaço, foram os maiores problemas apontados pelo público.
Na história, presenciamos o retorno de Jakob, o irmão desaparecido de Dom. O homem agora trabalha para um grupo de criminosos e Toretto terá que detê-lo antes que sua família seja eliminada pelo próprio irmão.
8. ‘Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio’ (2006) – Nota IMDb 6,5
Alguns fãs consideram este filme um surto coletivo da produção, pois a trama foge totalmente da história original e traz personagens completamente diferentes dos já conhecidos.
O filme narra a história de um piloto de rua chamado Sean Boswell. O jovem é obrigado a ir morar com seu pai no Japão para evitar ser preso nos Estados Unidos.
No entanto, ao chegar no novo país, Sean arruma uma briga com a gangue local, o que acaba gerando ainda mais problemas para ele. Este filme foi o primeiro a introduzir a modalidade Drift na série, que posteriormente se estendeu para as outras produções da franquia.
7. ‘Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw’ (2019) – Nota IMDb 6,5
Como o próprio título já sugere, este capítulo é estrelado por Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham). A produção, protagonizada por dois dos maiores astros da atualidade, foi considerada pelo público e críticos como sendo meio “água com açúcar”.
Na trama, Shaw e Hobbs terão que se unir e deixar suas desavenças de lado para combater um poderoso vilão. Trata-se de um terrorista geneticamente modificado que pretende governar o mundo.
6. ‘Velozes e Furiosos 4’ (2009) – Nota IMDb 6,6
Ocupando a sexta posição, temos o quarto filme da série, que marca o retorno dos protagonistas originais, Dom e Brian.
Naquele ano, o filme foi um dos mais aguardados, pois já se esperava que ele traria o retorno da dupla principal. Isso ocorreu após a franquia ter apostado em um filme com um roteiro paralelo ao dos principais capítulos, o qual não teve tanto sucesso quanto o esperado.
Na trama, Toretto busca vingança após o assassinato de sua namorada, Letty. Em sua busca por justiça, ele encontra o agente Brian O’Conner, que investiga e procura um traficante. Coincidentemente, os dois homens estão atrás da mesma pessoa: o assassino de Letty.
5. ‘Velozes e Furiosos 8’ (2017) – Nota IMDb 6,6
“Velozes e Furiosos 8” conquista o quinto lugar na nossa lista. Avaliado como um dos enredos mais ousados de toda a franquia, na produção, a equipe de Dom precisa se unir para acabar com um vilão bastante conhecido: o próprio Dominic Toretto.
Tudo isso ocorre por conta de uma misteriosa vilã que ameaça a vida de Dom e de sua família, obrigando-o a retornar para o mundo do crime.
A produção é bastante audaciosa e possui cenas de tirar o fôlego, principalmente as de ação que acontecem sobre o gelo. Entretanto, a história não foi muito bem aceita pelos fãs.
Alguns consideraram a produção um pouco forçada, visto que uma das principais características de Dom é sempre preservar sua família e defendê-la, independentemente da situação.
4. ‘Velozes e Furiosos’ (2001) – Nota IMDb 6,8
O primeiro filme da saga, lançado em 2001, ocupa a quarta posição na lista. Desde a sua estreia, “Velozes e Furiosos” já demonstrava um grande potencial. O filme inspirou jogos de videogame, além, é claro, dos fãs que resolveram alterar o visual de seus carros para o estilo de Toretto e sua gangue.
A produção conta a história do policial Brian O’Conner, que tem a missão de se infiltrar em um grupo de assaltantes de carros para descobrir seus segredos. No entanto, para conquistar a confiança do grupo, o policial terá que demonstrar e provar que possui habilidades quando se trata de corridas e rachas ilegais.
3. ‘Velozes e Furiosos 6’ (2013) – Nota IMDb 7,0
Em terceiro lugar, temos o sexto filme da franquia. A produção foi uma das mais esperadas, justamente por uma cena pós-créditos incluída no final do quinto filme. Nessa cena, Hobbs e sua equipe recebem uma foto de um membro do grupo de Dom, Letty, que até então estava dado como morto.
Ao que tudo indica, Letty agora trabalha para um grupo de mercenários. Portanto, a história gira em torno do reaparecimento da garota, com Toretto e sua família tentando resgatá-la, ao mesmo tempo em que buscam prender a equipe de assaltantes e assassinos, a pedido de Hobbs.
2. ‘Velozes e Furiosos 7’ (2015) – Nota IMDb 7,1
A segunda posição do ranking fica para o sétimo filme da franquia, que possui um destaque bastante especial: a participação do vilão Deckard Shaw, interpretado pelo astro Jason Statham.
A história começa após os acontecimentos do sexto filme, em Londres. Depois de encontrar seu irmão em coma após a luta que travou contra Dom e seu grupo, o assassino Deckard Shaw fica sedento por vingança e decide acabar com a família de Dom.
O filme proporciona uma sequência de ações de tirar o fôlego, principalmente nas lutas de Shaw contra Dom e o policial Hobbs.
1. ‘Velozes e Furiosos 5: Operação Rio’ (2011) – Nota IMDb 7,3
Para muitos fãs, o quinto filme é considerado o melhor de toda a franquia. Claro que nós, brasileiros, podemos nos orgulhar um pouquinho disso, afinal, a maior parte do longa foi gravada em solo nacional, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro.
O filme tem início com Brian e Mia libertando Dom da prisão. O trio foge para o Brasil e se reúne com uma antiga equipe de ex-companheiros para realizar um último trabalho. Este promete conceder-lhes a tão sonhada liberdade. No entanto, para isso, o grupo terá que executar um grande plano em território brasileiro.
Esta é a análise completa da franquia. Mas e para você, qual é o melhor e o pior filmes de “Velozes e Furiosos”? Deixe sua opinião nos comentários!