Este ator conseguiu um feito JAMAIS visto no Oscar

Imagine só a alegria de ser indicado para o Oscar. Agora, pense receber o prêmio duas vezes pelo mesmo papel! Um ator conseguiu esse feito

Não é novidade para ninguém que o Oscar é a premiação mais expressiva do cinema. Não é à toa que todo ator provavelmente já sonhou em ganhar a estatueta mais famosa do mundo.

No entanto, o grupo que consegue levar o prêmio para casa é bastante seleto, já os que conseguem levar DUAS estatuetas, então, nem se fale… Mas um ator conseguiu esse feito, e o mais curioso: com apenas uma atuação.

Estamos falando de Harold Russell, ator que já faleceu, mas que ficou mundialmente conhecido pela dupla indicação ao Oscar. Sua história ganhou ainda mais destaque pelo fato de ele ser deficiente e conseguir romper todas as barreiras de preconceito que ainda hoje existem.

O filme que rendeu a ele tamanho destaque foi “The Best Years Of Our Lives”, na tradução: “Os Melhores Anos de Nossas Vidas”, que foi lançado em 1946.

Além dos Oscars de Harold, o filme levou outras seis estatuetas. Na coleção, estão: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Edição, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.

Foto: Reprodução

Conheça a história de Harold

Apesar de ter sido o único a conquistar o feito de ganhar duas estatuetas do Oscar pelo mesmo trabalho, Harold nunca sonhou em ser ator.

Ele nasceu no Canadá e mudou-se para os EUA logo após a morte de seu pai, em 1921. Até 1941, ele trabalhava em um supermercado, mas não estava feliz com essa vida. Por isso, decidiu representar os EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Após três anos como soldado, uma bomba arrancou suas duas mãos.

Após o acidente, em 1945, ele foi convidado a atuar no filme “Diary of a Sergeant”, que contava a história do seu acidente.

Mesmo sem saber como atuar, ele topou. O sucesso do projeto foi tão grande que ele foi convidado a fazer “Os Melhores Anos de Nossas Vidas”, filme que mudaria tudo.

Com esse filme, ele foi indicado e ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Além disso, ele recebeu a estatueta Honorária, uma homenagem feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ou seja, com o mesmo papel, ele simplesmente levou duas estatuetas para casa.

Trajetória como ator

Apesar do sucesso de seu feito único, Harold ficou bastante tempo sem atuar. Ele só foi participar de outros dois filmes já no fim da vida. Em 1980, ele atuou em “Inside Moves”, e, em 1997, em “Dogtown”. Além desses dois projetos, ele participou do seriado “Trapper John, M.D.”, em 1981, e de “China Beach”, em 1981 e 1989.

Harold faleceu aos 88 anos, vítima de enfarte agudo do miocárdio em 29 de janeiro de 2002, na cidade de Needham, no estado de Massachusetts, EUA.

você pode gostar também