Oppenheimer: pai da bomba atômica inspirou tramas de histórias em quadrinhos

O cientista Oppenheimer deixou seu nome marcado para sempre na história do mundo e sua trajetória inspirou diversas HQ.

Há poucos dias, o filme Oppenheimer” estreou nos cinemas, contando a história do processo de criação da primeira bomba atômica, no qual teve J. Robert Oppenheimer como líder e idealizador do projeto. No filme, com duração de três horas, podemos acompanhar a mente brilhante do cientista e suas aflições relacionadas a sua própria invenção.

Apesar de ser a primeira vez que a história é adaptada para as telas de cinema, Oppenheimer já marcou presença em várias Histórias em Quadrinhos (HQ). O cientista fez parte do enredo de algumas histórias, além de inspirar personagens de quadrinhos.

Oppenheirmer é figura registrada em antigas histórias em quadrinhos

Imagem: Image Comics/Canaltech

Os estudos de Oppenheimer e sua contribuição para a ciência, além de consagrar seu nome na história, foi uma verdadeira inspiração para autores de histórias.

O impacto da energia nuclear inspirou uma “Era Atômica” na cultura pop, especialmente na ficção científica e nas histórias em quadrinhos, revitalizadas na década de 1950 com a Era de Prata, trazendo novos super-heróis e temas relacionados à ciência e tecnologia.

O cientista se tornou um símbolo de dilemas éticos e responsabilidade científica, uma vez que sua criação teve um impacto avassalador na história mundial. Sua figura complexa e controversa foi explorada pelos escritores e artistas de quadrinhos, que viram em Oppenheimer uma figura interessante para as tramas das HQ.

Durante a Era de Prata dos quadrinhos, entre 1956 e 1959, tanto a Marvel Comics quanto a DC Comics exploraram tramas envolvendo exploração espacial, acidentes científicos e inovações tecnológicas.

Personagens como o Lanterna Verde (Hal Jordan) e o Flash (Barry Allen) ganharam poderes a partir de eventos extraordinários, dando início a essa era.

O Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Homem de Ferro e os X-Men também surgiram nesse período, com suas origens relacionadas a exposições a raios cósmicos, aranha radioativa, radiação gama e mutações causadas pela contaminação nuclear.

Tais acontecimentos marcaram o início dos anos 1960 como um momento significativo para a expansão de histórias envolvendo a ciência e a tecnologia nos quadrinhos.

você pode gostar também