Marcas famosas de pão integral são denunciadas à Anvisa; entenda o caso

A Anvisa foi notificada pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) por causa de informação presente nas embalagens de duas grandes marcas.

Comumente incluído em muitas dietas, o pão integral é um alimento reconhecido por sua abundância de fibras e nutrientes. Esses ingredientes proporcionam uma sensação de saciedade prolongada aos consumidores e conferem diversos benefícios à saúde.

Entretanto, nas últimas semanas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) após mudanças nas normas de rotulagem de alguns produtos.

A controvérsia em questão concentrou-se principalmente nas linhas “100% Natural”, da Nutrella, e na “100% Nutrição”, da Wickbold.

Foto: Pixabay/Sofi5t/Reprodução

Entenda o caso envolvendo as marcas

Conforme mencionado, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) desempenhou um papel importante na denúncia das marcas. As empresas foram acusadas de veicular propaganda enganosa em relação à composição de seus produtos.

Apesar de ambas as marcas declararem produto “100% integral” em suas embalagens, análises mais aprofundadas revelaram que a proporção de ingredientes integrais variava consideravelmente, oscilando entre 37,9% e 65,9%.

Por esse motivo, as denúncias promoveram alterações significativas nos rótulos após a adoção das regulamentações da Anvisa. Isso porque, no ano passado, o órgão lançou novas diretrizes para a rotulagem de alimentos impondo critérios mais rigorosos para a classificação de produtos.

A partir de então, as empresas precisaram detalhar a porcentagem real de ingredientes nas embalagens, garantindo que os consumidores obtivessem informações mais transparentes e não se confundissem na hora de escolher o produto.

Nutrella e Wickbold: posicionamento oficial sobre o caso

Após a denúncia, ambas as empresas se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido. Em nota, o Grupo Bimbo Brasil, companhia responsável pela Nutrella, emitiu o comunicado destacado abaixo.

“A Bimbo Brasil, líder em panificados, informa que ainda não foi notificada sobre o ocorrido, mas está à disposição do órgão para esclarecimentos. A companhia reforça seu compromisso em atuar de forma transparente com os consumidores e esclarece que as embalagens estão de acordo com a nova legislação vigente e cumprindo os prazos estipulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”

Por sua vez, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Wickbold afirma que: “antes de a legislação da Anvisa para produtos integrais ser criada, a Wickbold, líder brasileira no segmento de pães especiais, usava ‘100% Integral’ em uma de suas linhas para explicar aos consumidores que esses produtos eram feitos em sua totalidade com farinha ‘100% integral'”.

Ainda de acordo com a empresa, o objetivo era trazer clareza sobre a formulação ser totalmente livre de farinha branca, já que era possível chamar um produto de integral com qualquer índice de farinha integral, bastava conter o ingrediente.

Contudo, a nova norma da Anvisa pede que as fabricantes informem todos os ingredientes, não somente ao que se refere a farinha, na hora de calcular sua porcentagem como integrais, informação que foi adicionada imediatamente pela Wickbold em todas as embalagens da empresa.

A empresa finaliza o comunicado afirmando que “a formulação da linha continua a mesma, mas o nome mudou para ‘100% Nutrição’, pois os pães – que continuam sendo feitos apenas com farinha integral – contam também com diversos grãos que trazem benefícios nutricionais, além de serem fontes de fibras”.

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