Fotografias exclusivas do lado oculto da Lua são reveladas em missão indiana
A espaçonave que pertence a missão Chandrayan-3, da Índia, realizou uma manobra que colocou a sonda mais próxima a lua, o resultado é surpreendente
A sonda indiana Chandrayan-3 vai pousar na Lua no próximo dia 23. No entanto, antes mesmo de chegar ao solo lunar, o módulo já revelou informações jamais vistas antes. Em razão disso, foi possível ver um lado da Lua que até o momento estava totalmente oculto para nós aqui do planeta Terra. Quer saber o que as imagens revelaram? Continue lendo esta matéria.
Imagem: Shutterstock
A novidade foi divulgada pela Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO), que publicou as imagens coletadas no Twitter. A responsável pelas fotos foi a câmera LHDAC, sigla para “Lander Hazard Detection and Avoidance Camera”. Por sua vez, este aparelho está a bordo da carga que desce para a superfície lunar.
Além dela, a sonda indiana é acompanhada por um rover que ficará em operação por seis meses. No entanto, tudo isso depende do pouso. Caso ele seja bem-sucedido, a inspeção ocorrerá.
Veja a seguir as imagens captadas
O post feito pela empresa trazia a descrição abaixo.
“Aqui estão as imagens da região lunar distante, capturadas pela câmera de Detecção e Evasão de Perigos da Lander. Essa câmera auxilia na localização de uma área segura para pouso – sem pedregulhos ou trincheiras profundas – durante a descida. Ela é desenvolvida pela ISRO no SAC.”
Imagens: Fotomontagem/Reprodução X
Imagens: Fotomontagem/Reprodução X
Pouso da sonda Chandrayaan-3
O pouso da sonda Chandrayaan-3 tem sido aguardado com grandes expectativas pelos organizadores. O principal motivo para tanta ansiedade é que a missão anterior, a Chandrayaan-2, falhou. A intenção era a de que o objeto também pousasse no polo sul lunar, mas a falta de iluminação da área acabou prejudicando o sucesso da operação.
Agora, os cientistas estão mais confiantes, pois, ao que tudo indica, os problemas que causaram a destruição da sonda anterior foram todos solucionados. Anteriormente, o veículo transmitia suas imagens de forma mais lenta e elas chegavam à Terra em formato estático.
De agora em diante, o pouso poderá ser acompanhado em tempo real. Além disso, as “pernas” da sonda foram reforçadas a fim de garantir um pouso mais suave e evitar danos ao material.
Falhas em projetos semelhantes são comuns
Falhas nos pousos das sondas enviadas à Lua devem ser frustrantes, afinal, trata-se de um esforço desperdiçado. Este processo, no entanto, é bastante comum. No último domingo (20), a Rússia lançou uma sonda, a Luna-25, de forma totalmente inesperada. Apesar disso, o veículo também fracassou ao pousar.
Para se ter uma noção, se a Chandrayaan-3 conseguir pousar com sucesso na Lua no dia 23, a Índia vai ser o quarto país a conseguir esse feito. Os outros foram China, Rússia e Estados Unidos.
Agora, resta-nos torcer para que as operações futuras sejam bem-sucedidas!