Você vai se surpreender! Cientistas podem ter encontrado animal mais pesado do mundo; veja imagem

Este animal que está sendo considerado pelos cientistas como o mais pesado do mundo e seu tamanho é impressionante!

Você já parou para pensar qual é o animal mais pesado do mundo? Recentemente, um grupo de cientistas anunciou essa descoberta, literalmente, gigante. A revelação foi feita pela revista Nature e ampliada pelo New York Post.

Tão logo o animal foi revelado, toda comunidade cientifica se mostrou extremamente interessada em saber mais a respeito. Mas até as pessoas que não são estudiosas da área ficam curiosas, afinal, estima-se que o animal mais pesado do mundo pese surpreendentes 375 toneladas e tenha aproximadamente 20 metros de comprimento.

O autor do estudo é o paleontólogo Eli Amson, que atua no Museu Estadual de História Natural de Stuttgart, na Alemanha. Quer saber sobre a espécie descoberta? Continue lendo este artigo.

Surpreenda-se com o animal mais pesado do mundo

O nome do animal mais pesado do mundo até o momento é Perucetus Colossus, uma baleia colossal do Peru. Os cientistas chegaram a essa conclusão a partir de fósseis da espécie que foram desenterrados no deserto de Ica, no sul do Peru. Acredita-se que essa baleia tenha vivido há 40 milhões de anos.

Os pesquisadores acreditam que a baleia é o animal mais pesado do mundo, no entanto, ela pode não ser o mais longo. Os ossos do animal foram descobertos há mais de uma década por Mario Urbina, do Museu de História Natural da Universidade de San Marcos, em Lima.

Assim que os fósseis foram encontrados, uma equipe internacional dedicou anos de pesquisa e escavação para conseguir recuperar todos os ossos da encosta íngreme e rochosa do deserto peruano.

Desde a descoberta, o grupo de paleontólogos responsável pela pesquisa já conseguiu identificar cerca de 13 vértebras da espinha dorsal da baleia, além de um osso do quadril e quatro costelas. Para se ter uma noção, cada vértebra pesa mais de 100 kg e as costelas têm quase 1,5 metros de comprimento. Chocante, não é?!

Como o peso é calculado?

Como mencionado, os pesquisadores encontraram apenas os ossos do animal que viveu há milhares de anos. Então, como eles calcularam o peso correto da baleia? A resposta é simples: usando a tecnologia.

A equipe responsável pela pesquisa utilizou scanners 3D para analisar a estrutura dos ossos, além de perfurações para examinar o interior de cada fóssil.

As partes dos ossos encontradas até o momento foram essenciais para determinar o peso da baleia. Além disso, a partir da densidade dos ossos, foi possível perceber que essa espécie vivia boa parte do tempo em águas costeiras rasas. Isso leva os pesquisadores a acreditarem que ela tinha uma similaridade com animais costeiros, como o peixe-boi.

Agora que você já sabe detalhes sobre o Perucetus Colossus, confira abaixo uma projeção de como ele deve ter sido há anos.

Foto: Divulgação

você pode gostar também