Threads ameaçado? De modo repentino, concorrente à altura promete dar trabalho
Originalmente concebido para competir com o Twitter, o Threads logo se viu enfrentando uma concorrência ainda mais forte.
O Threads é a nova rede social interligada com o Instagram e lançado pela Meta. Em sua semana de lançamento, a rede social ganhou novos usuários rapidamente: a plataforma chegou a marcar 100 milhões de usuários conectados instantaneamente.
Entretanto, pouco tempo depois do lançamento, o engajamento da plataforma começou a despencar e, um mês depois, a rede social atingiu um pico mínimo de usuários ativos, registrando uma queda de 82%.
Inicialmente, o Threads foi lançado como um rival do antigo Twitter, atual X. Contudo, o que parece é que agora a rede social enfrenta um adversário muito mais competitivo: o TikTok.
Imagem: Threads/Reprodução
Threads versus Twitter
Divulgado como a rede social de texto do Instagram, a proposta até fez sucesso nos primeiros dias. Mas, como o passar do tempo, os usuários começaram a desistir da nova rede social.
O próprio CEO da Meta (empresa dona do Instagram, Threads, Facebook, Messenger e WhatsApp), Mark Zuckerberg, durante uma reunião interna da empresa, confessou que a plataforma não é perfeita e que acredita que essas desistências de usuários sejam “normais”.
O CEO garante que está trabalhando em recursos para reter usuários. Mas se a maior preocupação do Threads era o Twitter, talvez a nova rede social precise mudar as suas prioridades.
Afinal, o próprio Twitter passa por um momento de dificuldade depois das diversas medidas e mudanças bruscas que Elon Musk tem tomado em relação à sua rede social.
De acordo com dados divulgados pelo Pew Research Center, o uso da rede social está cada vez menor entre os jovens e adolescentes. Ao que tudo indica, o X não é tão popular quanto acreditavam que ele fosse.
Proposta única
Alguns justificam a falta de popularidade do Threads pela maneira como ela foi divulgada. Parece que a rede social ainda não descobriu para o quê ela serve. Quando divulgada, ela é classificada como “a rede social de texto do Instagram”.
Mas, segundo informações do AP News, poucos usuários “comuns” parecem estar publicando por lá. Até mesmo políticos, celebridades e influencers parecem não conseguir encontrar altas taxas de adesão a seus posts na nova plataforma.
Outro ponto interessante a ser analisado é que o Instagram é uma rede social que já está consolidada e tem os seus próprios conteúdos e tendências constantes. Portanto, para a própria Meta, torna-se um desafio incentivar as pessoas a estarem conectadas por mais tempo no Threads do que no Instagram.
No entanto, o queridinho da nova geração é, sem dúvidas, o TikTok. É ele que, na verdade, pode ser considerado o grande rival do Threads. Isso porque todas as tendências, ou pelo menos a maioria delas, surge entre os jovens da geração Z no TikTok.
Além disso, no TikTok podem ser encontrados conteúdos de todos os tipos: memes, tutoriais que ensinam fazer as mais diversas coisas, receitas, maquiagens, dicas de como cuidar do seu pet, enfim, milhares de coisas. Portanto, se o Threads pretende continuar ativo, é melhor ele encontrar o seu lugar neste mundo cheio de redes sociais.