Saiba como o Lego se tornou o brinquedo mais famoso do mundo e conquistou o cinema

O brinquedo dinamarquês nem sempre foi um sucesso, entenda a razão.

A marca de brinquedos Lego é um ícone mundial presente na vida de muitas pessoas há mais de 30 anos, acompanhando diversas gerações.

Além do sucesso no mundo dos brinquedos, o Lego também conquistou espaço na indústria do cinema, produzindo filmes animados para diferentes idades e brincando com a estética e montagem das famosas pecinhas.

Acompanhe a seguir a trajetória de sucesso desse brinquedo icônico.

Origem

A marca Lego surgiu na Dinamarca em 1930, criada pelo carpinteiro Ole Kirk Christiansen, que, devido à crise econômica, precisou se reinventar e abandonou a carpintaria para entrar na produção de brinquedos.

Em 1932, com a ajuda de seu filho de 12 anos, o Grupo Lego foi criado, e o nome significa “jogar bem” em dinamarquês (Leg godt).

Inicialmente, os brinquedos eram feitos de madeira e tinham uma variedade de objetos, desde carrinhos até patinhos. Foi apenas em 1940, após a Segunda Guerra Mundial, que os brinquedos de plástico ganharam popularidade na Europa, levando Ole Kirk Christiansen a criar os famosos “pequenos tijolos” de Lego.

Foto: Lego/Reprodução

Foi somente em 1968, após 38 anos de sua criação, que a empresa abriu sua primeira loja física e se tornou um grande sucesso. Nas décadas de 1980 e 1990, a marca se destacou ainda mais, expandindo seu mercado para além da temática de construção e explorando diferentes temáticas, como engrenagens, povoados e monumentos.

Atualmente, a marca oferece linhas inspiradas em filmes de sucesso, como “Star Wars“, “Indiana Jones”, “Harry Potter”, entre outros.

Com o avanço da tecnologia nos anos 1990 e o crescimento dos jogos para computadores e videogames, a marca Lego enfrentou dificuldades e acumulou uma dívida de cerca de US$ 800 milhões.

Porém, com a chegada de Jorgen Vig Knudstorp como CEO da empresa, a marca decidiu investir novamente nos famosos tijolos de montar, o que permitiu sua recuperação financeira e sua saída da falência.

Em 2014, a Lego lançou seu primeiro filme em parceria com a Warner Bros. Pictures, “Uma Aventura Lego: O Filme”, que se tornou um grande sucesso de bilheteria para o público infantil e foi lançado mundialmente.

A partir desse marco, a marca produziu mais filmes, como “Lego Batman: O Filme” (2017), “Lego Ninjago: O Filme” (2017) e “Uma Aventura Lego 2: O Filme” (2019), além de outras produções que foram lançadas em plataformas de streaming ou se tornaram séries.

Confira cinco conjuntos Lego inspiradores

‘Star Wars’ Nave Estelar de Boba Fett

Foto: Lego/Reprodução

Inspirado na franquia “Star Wars”, traz uma miniatura montável da nave do Boba Fett, personagem aclamado da saga.

‘Esqueceram de Mim’

Foto: Lego/Reprodução

Conjunto memorável do filme construído com peças, perfeito para fãs da geração Millenial.

Marvel Sanctum Sanctorum

Foto: Lego/Reprodução

Celebração do Doutor Estranho, projetada para entusiastas adultos da Marvel.

Caverna da Montanha – ‘Minecraft’

Foto: Lego/Reprodução

É possível explorar sete tipos de minério e enfrentar hordas de mobs hostis nesse conjunto inspirado no famoso jogo Minecraft.

Castelo Hogwarts

Foto: Lego/Reprodução

Para os fãs de “Harry Potter“, esse colecionável altamente detalhado traz os principais destaques da série, incluindo o famoso castelo de Hogwarts.

Lego se tornou muito mais do que um brinquedo, é uma marca que fez história e conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Sua trajetória, desde a produção de simples brinquedos de madeira até os grandiosos filmes de animação, é uma prova de sua capacidade de se reinventar e de se adaptar aos tempos modernos.

O sucesso do Lego no cinema é mais uma prova de sua relevância e conexão com diferentes públicos, tornando-se uma verdadeira referência no universo do entretenimento.

você pode gostar também