Estes são os 5 países mais FELIZES do mundo, segundo relatório da ONU

Existe o caminho para felicidade? De acordo com este ranking, existem alguns países do mundo onde as pessoas são mais felizes.

Ao redor do mundo, a busca pela felicidade é um tema que transcende fronteiras e culturas. Enquanto alguns podem considerá-la um estado subjetivo e intangível, outros têm se dedicado a estudar e medir esse estado de forma mais concreta.

Um lugar ideal para se viver é caracterizado por uma combinação de fatores que promovem uma alta qualidade de vida e bem-estar para seus habitantes. Alguns países são considerados os mais felizes do mundo pela ONU (Organização das Nações Unidas), que todos os anos divulga o Relatório Mundial da Felicidade.  

Dentre os aspectos observados na pesquisa, destacam-se: educação e desenvolvimento, saúde e bem-estar, infraestrutura e serviços básicos como eletricidade, saneamento e transporte eficiente.

No ranking que define os países mais felizes do mundo, o Brasil ocupa a preocupante posição de número 49. Dentre os países da América do Sul, dois estão à frente do Brasil: o Uruguai, em 28º lugar, e o Chile, em 35º.

Os 5 países mais felizes do mundo

5. Holanda

Fatores combinados fazem da Holanda um país onde seus habitantes desfrutam de uma alta qualidade de vida, oportunidades econômicas, segurança, educação de qualidade e uma sociedade inclusiva.

Essa combinação de elementos contribui para o alto índice de felicidade na nação e para sua posição entre os países mais felizes do mundo.

Imagem: Viajali/Reprodução

4. Israel

Israel tem sido reconhecido por seu alto nível de inovação e desenvolvimento tecnológico, que contribuem para a qualidade de vida dos seus cidadãos. O país tem uma economia diversificada e bem-sucedida, com setores como alta tecnologia, agricultura, turismo e indústria farmacêutica.

Imagem: Brasil Escola – UOL/Reprodução

3. Islândia

O país possui um alto padrão de vida, com uma economia próspera e um sistema de bem-estar social abrangente. Os islandeses desfrutam de uma distribuição relativamente igualitária de renda, acesso a serviços públicos de alta qualidade, cuidados de saúde acessíveis e educação de alto nível.

Imagem: InfoMoney/Reprodução

2. Dinamarca

Um dos principais pilares da felicidade na Dinamarca é o conceito de hygge,  uma palavra dinamarquesa que se refere à sensação de conforto, aconchego e bem-estar.

Os dinamarqueses valorizam a qualidade dos relacionamentos interpessoais, o tempo em família, o apoio social e a construção de conexões significativas com os outros.

Outro fator que contribui para a felicidade na Dinamarca é o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Eles valorizam a qualidade de vida com uma jornada de trabalho relativamente curta, deixando tempo para o lazer, atividades ao ar livre e convívio social.

Imagem: europeanway/Reprodução

1. Finlândia

O primeiro lugar do ranking de países mais felizes do mundo pertence à Finlândia. A natureza e o ambiente desempenham um papel significativo na felicidade dos seus moradores.

O país é conhecido por suas paisagens naturais deslumbrantes, com lagos, florestas e parques nacionais. Os finlandeses têm um forte vínculo com a natureza e valorizam as atividades ao ar livre, proporcionando um senso de tranquilidade e bem-estar.

A Finlândia possui um sistema de bem-estar social abrangente, com acesso universal a serviços de saúde, educação de alta qualidade e segurança social. Além disso, a nação tem uma economia estável e avançada, com um elevado índice de igualdade de renda e baixos níveis de desigualdade econômica.

Imagem: Go Outside/Reprodução

você pode gostar também