James Cameron revela quantas vezes já mergulhou até os destroços do Titanic
Para conhecer os destroços do Titanic de perto, James Cameron viajou várias vezes até o navio naufragado a quase 4 km de profundidade no mar.
Ao longo dos anos, o nome Titanic tornou-se sinônimo de tragédia e grandeza perdida. O naufrágio do navio mais icônico da história marítima continua a fascinar e intrigar as pessoas em todo o mundo.
Na última segunda-feira (19/6), um submarino sumiu no oceano Atlântico enquanto fazia uma expedição com turistas até os destroços do navio. As buscas seguem em andamento até o momento em que essa matéria estava sendo elaborada.
Esse fato chocante chamou a atenção de milhares de pessoas ao redor do mundo, principalmente devido ao interesse de muitos em conhecer os destroços da embarcação mesmo depois de mais de cem anos da tragédia.
Mas é claro que, quando falamos de Titanic, o filme dirigido pelo renomado cineasta James Cameron é uma das primeiras coisas que nos vêm à mente.
E você sabia que Cameron também mergulhou até os destroços do navio afundado inúmeras vezes para produzir o filme? Pois é! Veja só como tudo isso aconteceu.
Cameron já mergulhou várias vezes até os destroços do Titanic
Imagem: Gazeta do Povo
O Titanic foi um navio britânico de passageiros que entrou em serviço em 1912. Ele foi considerado na época como o maior navio já construído, um símbolo de luxo e inovação tecnológica.
Porém, em sua viagem inaugural, em abril daquele ano, o Titanic colidiu com um iceberg no oceano Atlântico Norte e afundou, resultando em uma das maiores tragédias marítimas da história.
O naufrágio do navio levou à morte de mais de 1.500 pessoas, tornando-se um dos desastres mais conhecidos e estudados desde então.
A história inspirou James Cameron, que dirigiu o filme “Titanic“, sucesso de bilheteria em 1996 e que até hoje é o quarto filme com maior arrecadação no cinema mundial.
Imagem: Reprodução/UOL
Para tornar o filme o mais realista possível e deixar os espectadores imersos à história do naufrágio, o diretor precisou viajar até os destroços da tragédia algumas vezes.
Em uma entrevista à CBS, James Cameron contou que mergulhou até o Titanic impressionantes 33 vezes!
Veja o que Cameron contou sobre suas experiências:
“Me sinto muito ligado à história [do Titanic], depois de ter mergulhado 33 vezes no naufrágio. Quanto mais você estuda, mais contagiado pela história do Titanic você fica.
Digo sempre como é frágil. Você acha que o entende até se aproximar e ver que tem muito mais complexidade na história”
Após o naufrágio em 1912, o navio permaneceu desconhecido por muitos anos, até que sua localização exata fosse descoberta em 1985.
O Titanic repousa no fundo do Oceano Atlântico Norte, aproximadamente a cerca de 3.800 metros de profundidade. Os destroços estão localizados a cerca de 600 quilômetros ao largo da costa de Newfoundland, no Canadá.