Novo radar de trânsito flagra infrações a distância; conheça a tecnologia
Novo radar vai facilitar o registro de infrações cometidas em trânsito devido à sua nova tecnologia.
Certos condutores têm o hábito de ultrapassar o limite de velocidade e frear apenas quando se aproximam dos radares como uma tentativa de evitar multas.
No entanto, essa prática pode estar com os dias contados graças a um novo equipamento em testes que estão sendo realizados no estado de São Paulo e em Curitiba (PR).
Doppler: radar capta imagens a longas distâncias
Ao contrário dos modelos convencionais, que utilizam sensores na pista para medir a velocidade, o radar Doppler opera de forma diferente. Ele utiliza ondas eletromagnéticas emitidas na direção dos veículos.
- Por sua vez, essas ondas são refletidas e captadas por antenas instaladas no interior do aparelho;
- Então, o equipamento utiliza esse sinal para determinar a velocidade atual do carro, da motocicleta ou do caminhão na estrada;
- Por fim, ele consegue distinguir a fiscalização entre veículos próximos, evitando confusão nos dados.
Uma característica única desse radar é a capacidade de medir a velocidade dos veículos antes do ponto de instalação e também cerca de 50 metros adiante. Portanto, se o motorista acelerar imediatamente após passar pelo radar, também receberá uma multa.
Essa tecnologia vai além do monitoramento de velocidade e pode identificar outras infrações, como avançar em um semáforo vermelho ou fazer uma mudança de faixa em local proibido, por exemplo.
No final das contas, o objetivo é simples: fazer com que os condutores respeitem as regras de trânsito e os limites de velocidade, em vez de reduzirem a velocidade apenas para passar pelo radar.
Por enquanto, não há informações sobre quando esse equipamento estará disponível em outras regiões do Brasil.
Além do radar Doppler, também está sendo testado em Curitiba um sistema baseado em uma tecnologia francesa para combater o ruído excessivo dos veículos.