Reddit em crise: protesto global causa 'apagão' nas comunidades
Se você usa o Reddit, deve estar ouvindo algo sobre esse caso dos apagões. Entenda o que está acontecendo com a rede.
Uma onda de protestos tomou conta do Reddit, uma popular rede social de fóruns e subfóruns na internet, devido à recente decisão de cobrar dos desenvolvedores pelo acesso à sua API. Essa medida tem gerado preocupações quanto ao impacto na forma como os usuários acessam o conteúdo e nos lucros dos criadores.
O protesto, que se iniciou na segunda-feira (12), envolve mais de 6 mil comunidades. Isso representa a maioria das 7.264 existentes, incluindo algumas com mais de 30 ou 40 milhões de seguidores.
Os moderadores responsáveis pelos subreddits optaram por tornar o acesso privado para visitantes e, em alguns casos, até mesmo bloquear os membros, resultando em um impacto significativo na plataforma. Então, isso está sendo caracterizado como um grande “apagão”.
O protesto do Reddit
O Reddit, uma plataforma que se sustenta financeiramente por meio de publicidade e de assinaturas premium, decidiu entrar em uma briga ao cobrar por acesso aos seus dados, afetando empresas e desenvolvedores de aplicativos. Essa decisão ocorreu meses depois de a OpenAI ter revelado que o ChatGPT foi treinado com uma grande quantidade de conteúdo do Reddit.
Em abril, o Reddit anunciou que passaria a cobrar US$ 0,24 (R$ 1,17) para cada 1.000 acessos aos seus dados por outras empresas e desenvolvedores. Isso gerou protestos e boicotes por parte das comunidades, que são importantes fontes de tráfego para a plataforma.
Devido ao fato de a plataforma ter lançado seu próprio aplicativo apenas em 2016, muitos usuários continuam acessando a rede social por meio de aplicativos independentes, dentre eles: Apollo, Reddit is Fun, Sync e ReddPlanet. Esses aplicativos se opõem à nova regra de pagamento e ameaçam encerrar suas operações em 1º de julho.
Os moderadores das comunidades falam que, se as ferramentas de terceiros criadas pelas comunidades desaparecerem, a qualidade da moderação será afetada. Essa decisão do Reddit, que desencadeou o protesto, segue a tendência do Twitter, que busca monetizar diferentes aspectos de sua plataforma.
Diante desse ocorrido, o “apagão” surgiu com tudo. Páginas dedicadas a fandoms específicos, incluindo “Harry Potter” e “Taylor Swift”, são algumas delas. Agora, uma mensagem é exibida aos visitantes que tentam visualizar a comunidade informando que a página se tornou privada.
Em uma entrevista concedida ao New York Times em abril, o CEO do Reddit, Steve Huffman, explicou a decisão de cobrar pelo acesso aos dados da plataforma. Ele justifica que o conjunto de dados possui um valor significativo e não pode ser disponibilizado gratuitamente para algumas das maiores empresas do mundo.