Mobilidade sem limites: Citroën lança carro elétrico compacto para cadeirantes
De olho em um futuro acessível e igualitário, a empresa revelou planos para lançar um carro compacto elétrico, especialmente adaptado para cadeirantes.
Em uma era de tecnologias e inovações, é difícil entender porquê alguns espaços e produtos ainda não atendem todas as pessoas. Nesse sentido, é indispensável que se fale sobre acessibilidade urbana.
Por exemplo, você já se perguntou se os carros adaptáveis do mercado realmente atendem pessoas cadeirantes? Ou se as ruas, ônibus, calçadas e praças são acessíveis para todas as pessoas, mesmo com diferentes características antropométricas e sensoriais?
Pode parecer simples, mas para quem tem uma capacidade física reduzida, ter acesso a todas essas coisas pode ser um verdadeiro desafio.
Pensando nisso, a Citroën acaba de lançar um novo modelo de carros especiais para pessoas cadeirantes chamado de Ami for All. O novo modelo parece ser bastante interessante e promissor. Conheça mais, a seguir.
Novo carro elétrico para cadeirantes em modelo compacto
O carro é compacto e elétrico, além disso, possui uma porta larga com abertura oposta no lado do motorista. Dessa maneira, é possível que cadeirantes tenham acesso facilitado ao veículo.
A dobradiça da porta teve seu ângulo aumentado, permitindo que o motorista posicione uma cadeia de rodas paralela ao lado do banco passageiro depois de abrir a porta do motorista.
Para facilitar o acesso à direção do veículo, o novo carro conta com uma prateleira removível e retrátil que pode ser facilmente desdobrada, facilitando o contato do motorista com o volante.
Embaixo do capô, um único motor elétrico de 6 kW que gera 8 hp fornece energia ao carro. Ele é conectado a uma bateria de íon-lítio de 5,5 kWh que oferece autonomia de 43 milhas com uma carga completa.
No volante, foi adicionada uma alavanca que facilita a aderência no mesmo. Ao invés de utilizar os pedais padrões, estes foram substituídos por uma alavanca mecânica que pode ser puxada ou empurrada e garante o controle manual do acelerador e do freio.
Em comunicado oficial da empresa, Thierry Koskas, CEO da Citroën, falou sobre o novo lançamento da marca:
“Ami for All está perfeitamente alinhado com a filosofia do Ami: oferecer uma resposta prática para o acesso à mobilidade para todos. O Ami reintroduziu a facilidade de movimento em microviagens e deu mais independência a adolescentes, idosos e àqueles sem carteira de motorista. Estamos encantados em apresentar essa solução técnica para apoiar a mobilidade de pessoas com deficiência e estamos trabalhando para tornar este projeto viável a curto prazo.”
O novo projeto ainda não foi lançado no mercado, e por enquanto não há qualquer previsão para sua chegada ao Brasil. De qualquer forma, muitos torcem para que a proposta saia do papel e comece a ser utilizada o mais rápido possível.