NÃO faça isso! Veterinária explica por que você não deve abraçar seu cachorro

Depois de ler isso, você vai pensar duas vezes antes de abraçar qualquer cachorro.

Os cães são famosos por serem os animais amigos do ser humano. Isso se deve ao fato de a evolução proporcionar o companheirismo que temos hoje.

Houve uma aproximação natural e de cooperação entre os antepassados de ambos os lados. Com isso, muitos de nós se sentem extremamente confortáveis ao brincar com cães.

Mas saiba que há um carinho que é naturalmente desconfortável para os cachorros e pode gerar sérios problemas de agressividade.

Embora tenhamos vontade de abraçar nossos cães, isso pode ser uma atitude um tanto arriscada, por isso deve-se ter muito cuidado com o ato, como explica uma veterinária e especialista no assunto.

Especialista explica por qual razão não devemos abraçar os cães

Por que não devemos abraçar nossos cães? Entenda o motivo
Foto: Makistock/Shutterstock

Especialista em comportamento animal, Patricia McConnell revelou em seu blog The Other End Of The Leash (ou O Outro Lado da Coleira) que não devemos abraçar nossos cachorros.

Segundo ela, os animais não costumam se sentir confortáveis com as pessoas passando os braços por seus ombros e os apertando.

Essa atitude, conforme o jornal The Sun, pode deixar os cães ansiosos e propensos a dar mordidas como forma de defesa. Contudo, se você costuma dar abraços em seus pets e eles demonstram gostar, então não há problema algum, porém isso é muito raro de acontecer.

Outros motivos

Os cães são seres que odeiam se sentir aprisionados, e os abraços, embora carinhosos, dão uma impressão de sufocamento ao animal, por isso sua reação é se afastar ou morder.

Além disso, é possível que algum trauma passado esteja afligindo o cachorro, como um veterinário que possa tê-lo abraçado enquanto aplicava uma vacina. Isso gera lembranças negativas para eles, portanto se sentem ameaçados quando pressionados por seus braços.

Por isso, principalmente as crianças não devem abraçar os cães, pois a força e o cuidado ainda não são seus melhores atributos, podendo causar dor no bichinho e, por consequência, a violência reativa.

Cuidados a serem tomados

Além desses avisos importantes sobre os cuidados com os cachorros, uma veterinária do Reino Unido, Cat, postou um vídeo em seu perfil no TikTok explicando o motivo para ela não ter certas raças de cachorros.

Cat fala sobre cinco raças e mostra o motivo para termos certos cuidados na hora de escolher esses bichinhos. Afinal, se você quiser um cachorro, deve saber lidar com ele quase como um especialista.

Confira o vídeo:

@cat_the_vet

5 dog breeds that just aren’t for me! #dogsoftiktok #5things

♬ “Days full of energy”(795887) – AW

No clipe, ela cita primeiramente o Pastor Alemão como uma raça desconfiada e preparada para o treinamento como guardas. Por isso, são agitados e reativos, além de grandes. Assim como qualquer outro do mesmo porte, caso estejam com raiva, podem apresentar um grande perigo aos donos.

Em segundo, ela fala sobre como não devemos incentivar o comércio de cães com focinhos achatados, como Pugs, por isso a especialista jamais seria tutora de um.

Depois, Cat explica que não gostaria de ter um Border Collie, pois ele é um cão feito para trabalhos e pode acabar com sérios problemas psicológicos quando não se sente útil.

Por fim, a veterinária diz não querer um Shar Pei por seus diversos problemas de pele e saúde, nem cachorros com grandes papadas, pois costumam babar muito.

você pode gostar também