Adeus, curiosos! 3 melhores funções do WhatsApp para manter suas informações em segredo
Confidencialidade é a palavra-chave! Mantenha-se um passo à frente de curiosos e invasores com essas funções do mensageiro.
Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não use o WhatsApp. O aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones foi lançado em 2009 e, desde então, vem ganhando cada vez mais fama e acessos em todo o mundo.
A verdade é que assim como o aplicativo facilitou o contato entre as pessoas espalhadas em diferentes regiões, ele também tirou um pouco da privacidade de seus usuários.
Tendo isso em vista, dia após dia, a Meta (empresa-mãe do WhatsApp) trabalha em atualizações para melhorar a experiência de seus usuários com o aplicativo.
E se você é do tipo de pessoa que gosta de manter suas informações em segredo e se considera mais discreta, precisa conferir essas dicas de privacidade para usar o WhatsApp!
3 dicas para deixar suas informações em ‘modo oculto’ no WhatsApp
1. Sair dos grupos sem que os demais participantes percebam
Em uma das recentes atualizações do WhatsApp, foi incorporado o novo recurso que traz a possibilidade de sair discretamente de grupos, isto é, sem que os participantes recebam a notificação “Fulano saiu do grupo”, por exemplo.
Dessa forma, apenas os administradores serão avisados sobre as saídas dos participantes. Ou seja, você não precisa mais participar de grupos só para evitar perguntas e questionamentos de seus colegas e conhecidos.
Para que seu aplicativo seja atualizado e essa nova função entre em vigor em seu smartphone, você só precisa atualizá-lo na loja de apps do seu celular (App Store ou Play Store) e sair do grupo desejado normalmente.
Veja o passo a passo detalhado:
Acesse o grupo > Clique no nome dele no topo > Desça até o final da página de informações do grupo > Clique em “Sair do grupo” > Confirme em “Sair”.
Para ter certeza de que o recurso já está funcionando no seu celular, você deve ficar atento à última tela de confirmação de saída. Nela, aparecerá a mensagem “Somente os administradores serão notificados quando você sair do grupo”.
Caso contrário, significa que a atualização ainda não está disponível e que você deve baixar a nova versão.
2. Online escondido
Outra atualização bastante usada pelos usuários que buscam maior privacidade é a opção de esconder o modo “Online” e “Visto por último” (que aparecem abaixo do seu nome em uma conversa) do aplicativo.
Por meio dessa atualização, será possível que o usuário escolha quem pode ou não ver essas informações. Siga o passo a passo abaixo e veja como fazer:
Vá em “Configurações” > “Conta” > “Privacidade”. Com o aplicativo atualizado, aparecerá a opção “Visto por último e online”, onde você pode escolher quem terá acesso a essas suas informações.
As opções disponíveis são: “Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” (aqui, escolha as pessoas que não devem ver) ou “Ninguém”.
É importante que você esteja ciente de que, ao escolher a opção “ninguém”, essa ação será uma via de mão dupla, ou seja, você também não terá acesso ao online e visto por último de outras pessoas.
Sobre essa funcionalidade, a Meta afirmou o seguinte, em um comunicado oficial:
“Ver quando amigos ou familiares estão online nos ajuda a sentir conectados uns aos outros, mas todos nós temos momentos em que gostaríamos de verificar nosso WhatsApp sem interações.
Para essas vezes nas quais você quiser manter sua discrição on-line, estamos introduzindo a capacidade de selecionar quem pode, ou não, ver quando você está online.”
3. Prints proibidos
Essa dica é super necessária para aqueles que compartilham com os amigos os prints de conversas com o crush para pedir conselhos do que fazer.
Agora, não será mais possível tirar capturas de tela em reproduções de conteúdos que possuem a visualização única. No vídeo oficial de apresentação e lançamento dessa nova atualização, o presidente da empresa, Mark Zuckerberg, falou um pouco sobre o assunto:
“Continuaremos criando novas maneiras de proteger suas mensagens e mantê-las tão privadas e seguras quanto as conversas presenciais.”
Todas essas novas ferramentas fazem parte de atualizações mundiais, que já foram feitas há algum tempo. Além disso, contribuem com uma campanha para educar as pessoas sobre como o WhatsApp protege as suas conversas privadas. Ela iniciou-se no Reino Unido e na Índia, mas já se expandiu para vários outros países.
Em suma, é importante lembrar que o WhatsApp passa por atualizações frequentemente. Para ficar por dentro das novidades e recebê-las sempre em primeira mão, fique atento(a) à sua loja de aplicativos e atualize o app sempre que necessário.