Dirigir descalço é permitido? Pouca gente sabe o que o CTB realmente diz

Apesar de comum, o hábito é controverso. Mas, afinal, posso ser multado(a) por dirigir descalço(a)?

Devido ao seu clima tropical, não é incomum encontrarmos pessoas de chinelo por toda a parte no Brasil. Por ser o calçado favorito do brasileiro, ele também está presente na hora de dirigir. Inclusive, alguns preferem dirigir descalços.

Mas o que diz o CBT, Código Brasileiro de Trânsito, a respeito da prática? Existe algo na lei brasileira que proíba motoristas de dirigir sem os sapatos? E, caso exista, há algum tipo de multa por dirigir descalço? Confira!

Posso dirigir descalço ou de chinelos?

A escolha de um sapato adequado para dirigir é extremamente importante. Além de ser um item de moda, os calçados também são responsáveis por proteger o pé do motorista, evitando qualquer tipo de ferimento que o contato com as peças metálicas possa causar.

Além disso, sapatos que não se firmam aos pés podem se enganchar nos pedais, o que é extremamente perigoso. Portanto, a escolha do calçado deve ser motivada por bem mais do que questões de estilo. Na hora de optar por um sapato para dirigir, deve-se levar em conta a segurança.

Então, evite sapatos com solado escorregadio e com partes que possam travar ou se enroscar nos pedais, como sandálias gladiadoras, tamancos, saltos finos e chinelos.

Sim, chinelos! O calçado mais popular entre os brasileiros pode oferecer riscos para o condutor na hora de dirigir.

Dirigir descalço pode dar multa? Confira!
Foto: GNEPPHOTO/Canva

O que diz o CTB?

Não há proibição alguma no Código de Trânsito Brasileiro quanto a dirigir descalço. Inclusive, em alguns casos, é até preferível. Isso porque, de acordo com o Artigo 252 do CBT, conduzir com calçados inadequados é passível de multa.

O artigo estabelece que a condução com calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam de algum modo a dirigibilidade é proibida. A multa para quem descumprir a lei é de R$130,16 e gera 4 pontos na CNH.

Por isso, caso você esteja calçando um sapato inapropriado, como um chinelo, é melhor que você os retire antes de dirigir. Vale lembrar, também, que isso só é válido para automóveis, já que a legislação para motos exige calçados fechados e proíbe que se pilote descalço.

você pode gostar também