É o fim do mundo: qual sua reação? Estudo usa jogo online para analisar reação humana no fim dos tempos
Com mais de 270 milhões de dados, os pesquisadores puderam ter uma leve noção de como a sociedade poderia agir no fim dos tempos.
O fim do mundo é uma das preocupações de muitas pessoas. Embora possa estar realmente muito longe de acontecer, já foram retratadas diversas maneiras para um apocalipse.
A colisão de um meteoro, um vírus, fungo ou bactéria mortal, guerras nucleares e até o colapso da própria Terra: todos esses são exemplos comuns que vemos em filmes, séries e desenhos.
Uma grande diferença que vemos nessas encenações e que trazem uma dúvida aos espectadores é: qual seria o comportamento das pessoas diante do fim do mundo?
Essa é com certeza uma resposta muito difícil de se obter com precisão, dada a dificuldade experimental. Porém, um grupo de pesquisadores conseguiu ter pelo menos uma ideia usando apenas um jogo online.
Estudo sobre o comportamento humano no fim dos tempos
Em um estudo publicado no “Proceedings of the 26th International Conference on World Wide Web Companion”, uma equipe de cientistas utilizou o jogo “ArcheAge”, do gênero MMORPG, ou seja, com múltiplos jogadores conectados no mesmo universo, para analisar o comportamento das pessoas diante de um hipotético apocalipse.
Para isso, tiveram que produzir a pesquisa ainda na versão beta do game, pois, nela, os players poderiam jogar normalmente, avançando no jogo para obterem níveis maiores e mais equipamentos.
Contudo, no fim do estudo de 11 semanas, foi avisado que o servidor seria desligado e qualquer progresso seria apagado, como numa espécie de fim do mundo virtual.
O estudo contou com mais de 270 milhões de registros comportamentais: por exemplo, as missões completadas, o acúmulo de itens e o avanço de níveis.
Isso poderia ser uma boa referência de como as pessoas se comportariam numa situação assim, já que todo o sentido de progresso perde o sentido com a exclusão dos dados.
Resultados da pesquisa
A equipe pôde concluir que, para o fim do mundo, foi até bem calmo. Não houve mudanças tão significativas no hábito dos jogadores, apenas alguns poucos mostraram um comportamento agressivo com os demais, matando os personagens alheios.
A análise também revelou que, ao se aproximar do fim, a grande maioria dos usuários abandonou a evolução dentro do jogo, parando com as missões e a coleta de experiências. As pessoas estavam mais focadas em explorar e se divertir com os parceiros virtuais do que em subir de nível.
Os cientistas reconhecem que o estudo tem grande limitação, afinal um jogo online não é exatamente um cenário realista. Entretanto, de qualquer forma, o fim se deu de maneira pacífica.