ALERTA GERAL aos usuários do Android: malwares podem roubar seus dados

Alguns softwares podem prejudicar a segurança de quem usa Android; por isso, muita cautela é necessária. Leia a matéria na íntegra para saber como se proteger.

O amplo acesso a aparelhos celulares, aplicativos e redes de compartilhamento faz com que os dados pessoais estejam cada vez mais expostos. Por isso, novos malwares no Android que podem roubar dados e contaminar os aparelhos por meio de aplicativos têm gerado preocupação para os usuários desse sistema operacional.

Este se tornou um dos grandes problemas do mundo virtual. Afinal de contas, não é incomum vermos casos de pessoas que tiveram suas informações vazadas na internet devido a algum tipo de vírus ou aplicativo mal-intencionado.

Os temíveis malwares são programas utilizados para roubar dados e coletar informações sobre os usuários da internet e utilizar esse conhecimento para ganhar alguma vantagem – geralmente, financeira.

Isso pode ser um grande risco à privacidade. Por esse motivo, os usuários de Android foram avisados sobre os dados que certos aplicativos estão causando.

Aviso aos usuários: malwares no Android

Empresa notifica usuários de Android sobre "malwares"
Foto: Pe3k/Shutterstock

A empresa Kapersky notificou o Android quanto a um novo malware chamado de “Fleckpe”. Esse software nocivo se encontra principalmente escondido em programas de edição de fotos e vídeos, bem como em apps de download de imagens.

Os principais aplicativos listados capazes de se tornarem problemas para o seu celular foram:

  • GIF Camera Editor
  • Fingertip Graffit
  • Beauty Photo Camera
  • Microlip Video Editor
  • HD 4k Wallpaper
  • Night Mode Camera Pro
  • Editor de câmera fotográfica
  • Beauty Camera Plus

Alguns outros aplicativos que prometem agilizar o sistema do celular e manter uma navegação rápida ou com economia de dados também podem conter o malware.

Muitos enganam o público se passando por otimizadores de bateria e desempenho, mas acabam se tornando verdadeiros problemas para a privacidade.

Como se proteger de malwares no Android?

Sempre que for baixar um novo aplicativo, analise a verificação do desenvolvedor e os comentários de quem já o instalou. Isso evita possíveis fraudes e garante sua segurança.

Além disso, é importante que fique atento quanto às permissões concedidas em sites e apps, pois muitas delas visam arrancar informações cruciais contidas nos dispositivos eletrônicos.

Também preste atenção caso encontre aplicações duplicadas na Play Store ou em outras lojas de download de apps, pois certos vírus se passam por programas comuns de uso diário e podem danificar gravemente seu aparelho.

você pode gostar também