Clima mundial sofrerá mudanças DRÁSTICAS nos próximos anos, alertam especialistas
Estudo indica que alterações nas zonas climáticas vão se intensificar.
Pesquisadores da Universidades de Ahi Evran e Middle East Technical, na Turquia, analisaram o que vai acontecer com o clima no mundo nos próximos anos. Mais precisamente, na virada no século.
E mais: o que vai acontecer com as zonas climáticas? Não precisamos ir muito longe para saber que o meio ambiente está mudando.
Quem já viveu ou tem familiares que vivem da terra e acompanhavam as mudanças do clima para sua subsistência certamente os ouviu dizer em algum momento que “não costumava ser tão quente” ou “não costumava chover nessa época”; e até mesmo “chovia mais nessa época”.
Resultados da pesquisa sobre o clima no mundo
As mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes, o estudo realizado pelos pesquisadores da Turquia aponta que, até 2100, quase metade do planeta vai entrar em novas zonas climáticas.
A pesquisa, publicada na revista Earth’s Future, simulou a forma como as mudanças na temperatura e no volume das chuvas poderão modificar o clima no mundo nos próximos anos, em determinadas regiões.
Essas mudanças podem ser tão severas a ponto dos climas nas regiões do mundo se tornarem completamente diferentes de como eram em observações feitas na década de 1880. Período no qual os primeiros mapas climáticos foram produzidos.
Modelos de Köppen-Geiger
Para fazer as projeções das mudanças, os pesquisadores se basearam nos modelos climáticos sugeridos por Köppen-Geiger. Esse modelo foi o responsável por definir as cinco grandes zonas climáticas – tropical, árida, temperada, continental e polar – considerando temperatura, precipitação e estações do ano.
Geroge Mason, que liderou a equipe de pesquisadores, apontou que, até o final do século, cerca de 38% a 40% território terrestre global poderá estar em uma zona climática diferente.
Quando modelos climáticos mais sensíveis às mudanças climáticas e ao aquecimento global são aplicados, essa porcentagem chega a subir para 50%.
O clima no mundo nos próximos anos
As projeções da pesquisa estimam que o aquecimento global vai alterar o clima no mundo nos próximos anos da seguinte forma: climas tropicais vão aumentar de 23% para 25% da área terrestre global, e a zonas áridas aumentarão de 31% para 34%.
Essas mudanças podem afetar o sistema de produção de alimentos e fazer com que zoonoses, como a dengue, se espalhem para novas áreas.
Em um trecho da pesquisa, os pesquisadores alertam que as possíveis mudanças mais extensas foram observadas na América do Norte, Europa e Oceania. Nos dois primeiros, as mudanças devem afetar cerca de 66% a 89% dos territórios, que passarão a ter zonas climáticas diferentes.
Em regiões continentais, como África, as temperaturas vão aumentar ainda mais. Isso vai levar à ocorrência de eventos climáticos mais frequentes, que vão ocorrer dentro do limite das zonas atuais.
O artigo alerta que algumas mudanças já podem ser percebidas nas regiões de clima polar, que já perderam quase 2% de seu território global entre 1901 e 1930.
Para que essas mudanças sejam contidas é necessário que as emissões de carbono sejam reduzidas, desacelerando o aquecimento global.