Curiosidade: ESTE é o animal que mais mata pessoas no mundo

Tubarão-branco, leão e orca não passam nem perto deste animal.

Sabemos que o ser humano é altamente perigoso para outros animais; afinal, estamos no topo da cadeia alimentar. No entanto, qual seria o animal que mais mata seres humanos no mundo?

A resposta com certeza vai te surpreender!

O estrago de um pequeno animal

De forma surpreendente, aqui estamos falando do conhecido mosquito! Esses animais, segundo o blog do Bill Gates, são considerados os mais mortais do mundo. Por isso, leões, orcas e tubarões não chegam nem perto deles.

A título de comparação, os tubarões são responsáveis, em média, por apenas 5 mortes por ano. Isso nem se compara ao número de mortes causadas pelos mosquitos, uma vez que as doenças transmitidas por eles matam milhões de pessoas.

Isso inclui dengue, chikungunya e zika vírus, doenças endêmicas da nossa região. E tal fato ocorre porque eles são vetores dessas doenças e de muitas outras.

Animal que mais mata humanos.
Foto: Canva Pro/Reprodução

Quando o assunto é dengue, os seus quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DEN-V 4) circulam pelas Américas e geram muitos casos simultaneamente. Além disso, infecções seguidas com sorotipos diferentes aumentam o risco de dengue grave e até morte.

Aqui, nós conhecemos o vetor dessas doenças pelo nome de Aedes aegypti. E infelizmente apenas o Canadá e o Chile continental estão livres desse animal até o momento.

Enquanto isso, nas demais regiões afetadas pelas doenças causadas por esses mosquitos, a incidência global das infecções subiu muito, de acordo com as últimas pesquisas feitas nesta década.

Importância de se proteger

Além do Aedes aegypti, precisamos tomar cuidado com todo tipo de mosquito. Por exemplo: o mosquito do gênero Anopheles é o transmissor da malária. Embora essa doença seja menos frequente no Brasil, aqui sua maior incidência de casos se concentra na região amazônica.

Infelizmente, esses mosquitos são muito pequenos e podem passar despercebidos. No entanto, existem condições mais favoráveis para a reprodução e sobrevivência deles; assim, extingui-las seria o cenário ideal para acabar com esses insetos.

Ainda assim, medidas podem ser tomadas, como evitar água parada em vasos de plantas, caixas d’água e até mesmo tampinhas de garrafa.

Por fim, investir em telas para janelas é uma ótima solução para ficar seguro(a) também dentro de casa.

você pode gostar também