Apenas crianças resolvem este enigma; ilusão de óptica confunde adultos
Crianças são as únicas que conseguem interpretar esta ilusão de óptica de forma a não serem enganadas pelo próprio cérebro; entenda o motivo.
Um psicólogo alemão chamado Hermann Ebbinghaus começou a observar alguns aspectos interessantes ao longo de sua vida. A partir disso, ele descobriu que havia algumas imagens co ilusões de óptica que eram capazes de interferir na mentalidade de pessoas adultas, enquanto as crianças eram imunes aos efeitos delas.
Quando essa metodologia veio ao conhecimento de um grupo considerável de pessoas, ela se popularizou, principalmente no século passado. E, desde então, essa ilusão de óptica vem apresentando certa influência no cérebro humano.
Acompanhe a leitura para conhecer a ilusão e saber o motivo da influência dela no cérebro humano adulto.
Ilusão de óptica: qual dos círculos centrais é maior?
Foto: Mega Curioso/ReproduçãoNa imagem que disponibilizamos acima, temos um exemplo de como a teoria desenvolvida por Hermann Ebbinghaus interferia na visão das pessoas adultas.
Para se ter uma noção, tente responder à seguinte pergunta: qual dos círculos centrais dos esquemas representados acima é maior?
Se assim que você viu a imagem já acreditou que fosse o da esquerda, saiba que você errou, pois tanto o da direita como o da esquerda têm tamanhos iguais.
E o que há com as crianças, afinal?
De acordo com um estudo feito para entender como isso funciona, ao que tudo indica, foi constatado que as crianças parecem ser imunes a essa ilusão de óptica,
De antemão, 50 crianças foram estudadas, as quais pertenciam à faixa etária de 4 a 10 anos de idade. Enquanto isso, outros 24 adultos foram separados e levados para uma sala.
Ao iniciarem o experimento, as pessoas envolvidas no teste olharam imagens semelhantes às que estão sendo exibidas aqui. No que se refere è imagem disponibilizada acima, um bom número de crianças conseguiu perceber que ambas eram do mesmo tamanho, tratando-se, portanto, de ilusão de óptica.
Por que isso acontece?
O cérebro do ser humano possui uma desenvoltura muito maior do que o de uma criança. Em razão disso, pessoas adultas sempre ponderam uma quantidade de informações muito maior do que uma criança para entender o que está vendo em determinadas situações e essa é uma dela.
Por essa razão, é muito mais complicado para qualquer adulto conseguir identificar o erro na imagem, pois sua mente é influenciada pela ilusão de óptica.
Já uma criança, por sua vez, não tem seu cérebro totalmente desenvolto, por isso fica mais fácil e simples enxergar o que está à sua frente.