Mistério das moedas: descoberta revela achado HISTÓRICO

Mais de 40 moedas foram encontradas e pertenciam ao século IX.

Recentemente, houve a grande notícia de que encontraram aproximadamente 44 moedas. Porém, os objetos não são comuns, mas, sim, do século IX! Até onde sabemos, Alfredo, o Grande, que era rei de Wessex, bem como Ceolwulf II, que era o rei da Mércia, usaram-nas naquela época.

O encontro dessas moedas sem dúvida vai revolucionar grande parte da história britânica como a conhecemos. Atualmente, elas têm valor estimado em 766 mil libras, o equivalente a R$ 4,8 milhões.

A história

No que se refere à história, Alfredo, o Grande, não via os vikings com bons olhos. Por isso, constantemente lutava contra eles e tinha-os como principais adversários.

Já Ceolwulf era manipulado pelos vikings. Mas, afinal, qual a relação entre eles e as moedas? Se olharmos bem, veremos que, dentre elas, haverá algumas com duas cabeças, fazendo referência aos dois grandes nobres.

Mas, mais do que isso, mostravam que havia um relacionamento, uma amizade e parceria entre os dois impérios. E, ao analisarmos as moedas, vemos que havia uma relação política entre os dois, que foi enfatizada pelo curador de Moedas Medievais e Coleções Viking no Museu Britânico, Gareth Williams.

“Juntos, os dois reis realizaram uma grande reforma da cunhagem, introduzindo moedas de prata de alta qualidade, com o desenho dos dois Imperadores simbolizando essa aliança, seguida de uma segunda cunhagem conjunta”, relata Williams.

Moedas do século IX foram encontradas
Foto: Aventuras na História/Reprodução

De onde surgiram as moedas?

As moedas já estavam há bastante tempo em circulação, principalmente no mercado clandestino. Elas foram oferecidas a grandes nomes até chegarem a Ronald Blue, que possui grande fama de colecionador de moedas, o qual também atua como radiologista da Universidade de Michigan.

Contudo, no momento que recebeu a oferta, ele questionou a veracidade dos fatos e comentou com um dos especialistas que conhecia no Reino Unido. Ansiosos para saber a procedência, começaram a investigar minuciosamente. E constatou-se que eram as verdadeiras.

No entanto, as moedas não foram entregues às autoridades, o que acabou condenando a dupla que estava sob posse das moedas a 18 anos de cadeia. Tudo isso aconteceu no último dia 4.

você pode gostar também