Um dos maiores hits do ano é REMOVIDO das plataformas de música; saiba o motivo
A decisão de retirada da música dos sistemas foi em resposta à ausência de acordo entre empresas.
As redes sociais costumam ajudar a impulsionar o lançamento de músicas, sejam elas novas ou antigas. A criação de “dancinhas”, por exemplo, pode ditar o sucesso ou não de um lançamento.
Nos últimos meses, uma música específica viralizou em várias plataformas e conseguiu ultrapassar todas as bolhas devido ao sucesso feito.
Porém, uma notícia recente surpreendeu algumas pessoas: uma das músicas mais ouvidas no ano foi removida das plataformas de streaming por conta dos direitos autorais.
Direitos autorais e bloqueio de música
A música lançada pela cantora carioca Treyce, intitulada “Lovezinho”, conquistou o público de muitas redes sociais e, com isso, conseguiu atingir alguns dos tops de sucesso nos streamings.
Uma das redes que mais colaborou com a disseminação da música foi o TikTok, através das dancinhas e com influenciadores produzindo conteúdos com o som de plano de fundo, sendo um deles o tiktoker Xurrasco.
Outro ponto importante para o sucesso foi a proximidade com o Carnaval, momento em que a dancinha foi reproduzida inúmeras vezes.
Porém, no mercado musical, existem algumas regras rígidas sobre o uso de conteúdos com direitos autorais. A produção em questão apresenta o sample, isto é, um trecho sonoro, da música “Say it Right”, que fez sucesso em 2000 na voz da cantora canadiana Nelly Furtado.
Por conta dos alcances que a música de Treyce teve, a Sony, gravadora da cantora canadense, Sony entrou em contato jurídico com as plataformas solicitando a remoção do produto, uma vez que a cantora brasileira não possuía os direitos autorais, e assim, utilizou a música de forma indevida.
O setor jurídico da Sony é responsável não só pelos direitos da cantora Nelly Furtado, como também dos produtores Timbaland e Danja, ambos americanos, que também participam da música.
Embora algumas tentativas de diálogo tenham sido realizadas, os retornos não foram positivos, o que desencadeou a derrubada do sucesso.
Inicialmente, Nelly havia respondido positivamente quanto ao uso da sua música, e ela inclusive gravou um vídeo realizando a dancinha viral.
No entanto, a decisão sobre a retirada de “Lovezinho” das plataformas de streaming ocorreu em comum acordo com a artista, produtores e com a Sony.