NASA alerta: asteroides gigantes passarão perto da Terra no próximo mês!
Cientistas de vigilância espacial da NASA alertam sobre asteroides ameaçadores com cerca de 800 metros de diâmetro próximos à Terra.
Asteroides próximos à Terra são uma preocupação crescente para os cientistas e a população em geral. Graças à ciência e comunicação, cada vez mais pessoas estão atualizadas sobre esses eventos e podem se informar sobre o que ocorre no Universo.
Esses objetos espaciais, que podem variar de tamanho entre apenas alguns metros a várias milhas de diâmetro, se movem em órbitas próximas à Terra e, em alguns casos, podem até mesmo colidir com o nosso planeta.
Embora a maioria dos asteroides que passam perto da Terra não represente uma ameaça imediata, aqueles que têm um tamanho considerável e se aproximam muito podem ser uma preocupação real.
Alguns deles são o asteroide Apophis, que tem um diâmetro estimado de 370 metros e passará perto da Terra em 2029 e 2036; e o Bennu, com um diâmetro de cerca de 500 metros, sendo considerado um dos asteroides mais perigosos conhecidos atualmente.
Hoje em dia, eles são mapeados e constantemente monitorados pela NASA para garantir que estejamos preparados caso alguma coisa aconteça.
E foi assim que os cientistas de vigilância espacial identificaram dois asteroides enormes que passarão muito perto do nosso planeta em breve!
Asteroides próximos à Terra em junho
A imagem que você viu é uma comparação do diâmetro de um dos asteroides próximos à Terra, o 488453 (1994 XD). Ele e o 2020 DB5 passarão muito perto da gente em junho e possuem 800 metros de diâmetro cada um, aproximadamente.
Isso deixa evidente a importância de uma vigilância espacial constante. Cientistas de várias agências, principalmente a NASA, têm acompanhado a trajetória desses objetos que, embora estejam em órbitas diferentes, coincidem em relação ao momento da aproximação.
A distância prevista para a passagem desses asteroides não será grande o suficiente para representar uma ameaça direta à Terra.
Ao realizar uma análise mais detalhada da distância prevista para a passagem dos dois grandes asteroides, a agência espacial americana confirmou que os objetos estarão relativamente próximos da Terra, apesar de estarem a cerca de 3 milhões de km distantes.
Embora essa distância seja muito grande, quando se trata do espaço a aproximação ainda é motivo de preocupação. Como a trajetória desses asteroides é influenciada por diversos fatores, incluindo a gravidade de outros planetas e objetos espaciais, é difícil prever exatamente como eles se comportarão em relação à Terra.
Por isso, mesmo que não haja um alerta em relação a estes dois asteroides, quando objetos espaciais desse tamanho se aproximam do nosso planeta, isso requer uma avaliação do risco que eles poderiam apresentar se estivessem mais perto.
Devido ao tamanho e à velocidade desses objetos, é crucial que os cientistas monitorem constantemente a órbita de asteroides próximos à Terra.
Felizmente, as tecnologias de detecção espacial têm avançado significativamente nos últimos anos, permitindo que os pesquisadores identifiquem asteroides perigosos com maior precisão e antecedência.