Para algumas populações, o uso do papel higiênico é dispensável ou PROIBIDO; saiba o motivo
Por diversas justificativas, alguns países não utilizam esse material no banheiro.
No mundo, existem diversas culturas e costumes diferentes que podem parecer um pouco estranhos. Desde alimentação, expressões artísticas e até formas de higiene, os seres ao redor do mundo agem de forma bem específicas. Uma delas é o não uso de papel higiênico por algumas populações. Entenda o motivo!
Costumes higiênicos de outras sociedades
Embora usar o papel higiênico seja um costume para a maioria da população brasileira, nem todas as culturas agem dessa mesma maneira.
Existem algumas justificativas para o esse utensílio não ser utilizado por algumas pessoas, e elas são desde questões tecnológicas ao baixo funcionamento do sistema de drenagem.
Confira, a seguir, o não uso de papel higiênico por algumas populações:
1. Alguns países africanos
O continente africano possui uma grande dimensão e, com isso, existem diferentes realidades entre as suas populações. Algumas delas não fazem o uso do papel higiênico pela dificuldade ao acesso do produto por questões financeiras (tanto da população quanto o sistema de distribuição dos países).
De fato, esse é um problema que atinge a população mais vulnerável, assim como o fato de não haver adequado funcionamento do sistema de coleta de esgoto.
2. Islã
Para as pessoas que seguem o islamismo, faz parte do costume, ao utilizar o banheiro para defecar, finalizar todo o serviço com um banho. Para elas, o indivíduo deve estar totalmente limpo e puro para realizar todas as orações ao longo do dia. Nesse sentido, não deve ter em seu corpo vestígios de nada “impuro”.
Um caso que confirma esse fato foi publicado após a Diretora dos Assuntos Religiosos na Turquia determinar a proibição do papel higiênico. Outros países que seguem o islamismo podem, em alguns casos, não apresentar o ambiente do banheiro, pois há também o costume de defecar em espaços no chão e, em seguida, tomar banho.
3. Ásia
Diferentemente dos locais mencionados, alguns países da Ásia não utilizam o papel higiênico devido ao seu avanço tecnológico. Alguns vasos são equipados com muitos recursos e tecnologia de lavagem após a finalização da defecação, o que exclui o convencional papel higiênico.