Como os efeitos do aquecimento do oceano afetam a nossa vida?
Recentemente, a temperatura média dos oceanos tem aumentado e influenciado muito a nossa vida, sem que sequer percebamos seus efeitos.
Mesmo que muitas pessoas tratem isso como um efeito sem importância ou digam que ele sequer existe, o aquecimento global está aí e está causando muitos problemas. O mais recente deles é o aquecimento da temperatura média dos oceanos.
Esse aquecimento marcou nos últimos meses uma temperatura média de cerca de 21ºC, o que deveria estar por volta de 17 a 19ºC. Você pode pensar agora: mas a variação não é tão grande assim. Porém, vamos lembrar que estamos falando de temperatura média, ou seja, esse é o valor que fica entre a mais baixa e a mais alta temperatura.
Sendo assim, isso significa que, em locais mais quentes, como as latitudes próximas ao equador, esse evento pode ter temperaturas muito altas, chegando ou até passando dos 30ºC.
Além disso, estamos falando que a temperatura próxima aos polos aumentou, o que consequentemente pode levar ao aumento do nível do mar. Para quem não mora perto dos litorais, isso pode até não ser grande coisa, mas, para quem mora, isso significa perder tudo.
O que o aumento de temperatura dos oceanos pode causar?
Mas esses são efeitos conhecidos por muitos, apesar da vista grossa que as pessoas fazem para eles. Porém, há outros fatores que são modificados graças a essa temperatura elevada. Afinal, a modificação de temperatura oceânica também modifica a temperatura em terra firme.
Isso porque os oceanos servem como um regulador, pois absorvem grande parte da temperatura excedente produzida pelo efeito estufa. Sendo assim, sem os oceanos para regular essa temperatura, os residentes da superfície sentiram cada vez mais e mais os já grandes efeitos causados pelo calor elevado.
Porém, não são somente as pessoas e os animais da superfície que sentiram esses efeitos, já que o aumento de temperatura nos mares favorece o crescimento de muitas algas, consequentemente atrapalhando a captação de oxigênio de muitas espécies marinhas.
Levando em conta que diversos países possuem como principal fonte de proteína as espécies marinhas, isso afetará a vida de milhões. No entanto, engana-se quem pensa que isso afetará apenas países que dependem da vida marinha para a alimentação.
Qualquer brasileiro sabe que boa parte de nossa renda é proveniente da agricultura, a qual também é diretamente afetada pelo aumento de temperatura dos oceanos.
Muitos têm percebido recentemente a escassez de chuvas em muitos locais do país, enquanto isso, outros têm sofrido com chuvas em quantidade elevada. Isso sem considerar que o aumento da temperatura favorece outros fatores, como o desenvolvimento de insetos, que é outro enorme problema para os agricultores.