Ilha grega impressiona com moradores de até 120 anos. Qual o segredo de tamanha longevidade?
Ilha de Icária é conhecida pela qualidade de vida que proporciona aos habitantes.
Viver bem e além dos 90 anos parece algo maravilhoso, não é mesmo? Pois isso é o que experimenta a maioria dos moradores de uma ilha grega.
Localizada no Mar Egeu, a ilha chamada Icária conta com cerca de oito mil habitantes, sendo conhecida pela longevidade de seus habitantes.
Essa característica chamou tanta atenção que o local se tornou objeto de estudo, com o relatório “The Ikaria Study”, em que se levantaram informações sobre os hábitos de seus moradores.
Dentre os dados, os estudiosos apontaram quais são as características da dieta, das atividades físicas, dos hábitos sociais e da felicidade.
Qual seria esse segredo?
A Ilha de Icária é conhecida como uma das Zonas Azuis da Terra, que são locais onde as pessoas têm vidas mais longas e saudáveis do que a média da população mundial. Mas quais seriam os hábitos que ajudam os habitantes a terem essa longevidade?
Julie Nguyen, CEO do serviço de alimentação saudável Methology, esteve na ilha da Grécia e registrou os costumes locais que auxiliam na qualidade de vida.
Para ela, um dos principais segredos é a conexão com o próximo. Ao chegar em Icária, houve um acidente onde quase caiu em um penhasco. Porém, a experiência que poderia ter sido totalmente ruim foi revigorante com a ajuda que recebeu de moradores, que a auxiliaram a rebocar o carro.
Outro ponto para ela foi o fato de os moradores não se definirem pela idade que possuem. Assim, todos eles demonstraram viver a vida sem ficarem presos no tempo que já passou, ou no que ainda está por vir.
Por fim, a calmaria e a vida desacelerada também proporcionam maior qualidade para a vida dos moradores de Icária. A alimentação saudável, com frutos do mar frescos e variedade de grão, sem comidas ultraprocessadas, são fatores que explicam a longa vida dos habitantes.