Cientologia: você conhece a POLÊMICA crença de Tom Cruise?
Cientologia é uma religião da década de 1950 e proibida pelos governos de diversos países. Mas você sabia que o ator tem ligação com ela?
A cientologia surgiu na década de 1950, uma criação do escritor Lafayette Ron Hubbard. Ele concebeu um conjunto de crenças por meio de dois livros de ficção científica, sendo eles “Dianética: A Moderna Ciência da Saúde” e “Dianética: A Evolução da Ciência e Ciência da Sobrevivência”.
Por meio desses livros, o autor tentava auxiliar o leitor a evitar e controlar seus medos sem fundamentos, as doenças psicossomáticas e os sentimentos indesejados. A metodologia do autor se tornou referência na cientologia e na dianética, subdisciplina da primeira.
O que é a cientologia?
Essa crença possui influência tanto das ciências humanas quanto do budismo e do hinduísmo. Portanto, para seus seguidores, os seres humanos devem passar por diversas evoluções e apenas assim alcançariam a humanidade. Essa humanidade, por sua vez, eles conseguiriam alcançar por meio da purificação que a reencarnação proporciona.
Nessa crença, os seguidores devem se submeter a processos científicos, como entrevistas, exames e detectores de mentiras para desvendar as características da alma e devem ficar cada vez mais próximos da purificação.
Como qualquer religião, ela possui eventos convencionais, como cultos, casamentos, ações de caridade etc. No entanto, os eventos costumam possuir um alto custo, e não é à toa que geralmente pessoas ricas são adeptas a essa crença.
Além do mais, essa religião é rodeada de polêmicas. Inclusive, muitas pessoas acreditam que ela seja uma seita. Ela é proibida em diversos países em virtude do seu histórico de condenações por fraudes, tráfico humano e práticas ilegais.
Mesmo assim, a crença tem diversos seguidores, como Tom Cruise, John Travolta, Priscilla Presley (ex-esposa de Elvis Presley) e contava até com a falecida Lisa Marie Presley (filha de Elvis).
Tom Cruise e a relação com a cientologia
Por meio de Mimi Rogers, primeira esposa de Tom Cruise, o ator se tornou seguidor da cientologia em 1990. E, segundo ele, a religião o ajudou a vencer a dislexia. Ele era um dos membros mais reconhecidos da igreja, sendo visto como um “deus” para os seguidores de outros escalões.
Contudo, em 2021, surgiram diversos boatos de que Tom deixaria de seguir a cientologia em virtude da proibição que ele sofreu em 2009, quando não pôde ver Suri Cruise, sua filha. Além disso, houve diversas denúncias recentes contra a religião, o que seria mais um incentivo para o ator deixar de segui-la.