Saiba se seus antepassados eram de classes sociais importantes através do seu sobrenome!
Muitos sobrenomes indicam se você tem antepassados que faziam parte do mais alto escalão da sociedade. Veja se o seu está nesta lista!
Você sabia que pode descobrir se os seus antepassados fizeram parte da nobreza a partir do seu sobrenome? Não? Então continue lendo, pois nesta matéria discutiremos os cinco sobrenomes que faziam parte dos escalões mais nobres da sociedade nos séculos passados!
Alguns desses sobrenomes ainda são comuns até hoje. Portanto, se o seu consta nesta lista, sugerimos que você cheque a sua árvore genealógica para saber mais sobre as origens do seu sobrenome e a dos seus antepassados!
5 sobrenomes da nobreza
1. Alcântara
Esse sobrenome tem origem na Europa. Com a colonização dos europeus no Brasil, o sobrenome foi passado adiante. Esses colonizadores ou tinham renome na sociedade e auxiliaram na estruturação das cidades brasileiras, ou eram proprietários de grandes terras.
2. Bragança
O sobrenome Bragança é associado à família real brasileira. Por isso é tão difícil encontrar pessoas que o possuam. Esse sobrenome foi concebido no século II por causa da região celta de Bragança e ainda hoje remete a “castelo” ou “fortaleza”.
3. Bulhões
Não se há registros sobre a origem do nome, podendo ser tanto dos colonizadores portugueses, quanto dos colonizadores espanhóis ou belgas. O princípio do nome vai depender de quais são os seus antepassados, mas tenha a certeza que se você possui esse nome, eles provavelmente faziam parte de uma classe social importante para a época.
4. Ludovico
Ludovico é um sobrenome que poucas pessoas possuíam nos séculos passados, pois era associado a pessoas famosas, célebres ou guerreiras. Entretanto, boa parte das que o possuíam, sem dúvidas faziam parte da nobreza. Esse sobrenome é derivado de “Ludwig” e, na sua tradução, representa a “fama” e o “renome”.
5. Marinho
O sobrenome Marinho tem origens um pouco óbvias, pois ele era empregado para nomear trabalhadores do mar, como os marinheiros. Portanto, se você possui o sobrenome, agora já sabe que provavelmente seus antepassados trabalhavam no mar.
Além disso, esse sobrenome também foi concebido ainda durante a península ibérica, enquanto Alexandre, o Grande ainda era rei do povo grego.