Figurinista de série do Apple TV+ ajuda a desenvolver traje para a Nasa
A Axiom está desenvolvendo trajes para exploração lunar. Para auxiliar no desenvolvimento, a figurinista de 'For All Mankind' foi contratada.
Há aproximadamente 54 anos, a humanidade deu o primeiro passo no solo lunar, com o astronauta Neil Armstrong. Desde 29 de julho de 1969, apesar de muitas descobertas sobre a Lua e outros mistérios do Universo, a humanidade nunca mais visitou pessoalmente o satélite natural.
No entanto, a Nasa, que foi a empresa espacial responsável pela primeira missão lunar, pretende mais uma vez realizar esse feito.
Programada para pousar na Lua em 2025, a missão Artemis 3 será a primeira a realizar esse feito desde a Apollo 11. Logicamente, se estamos falando da Artemis 3, significa que houve outras duas viagens. Essas outras duas viagens foram feitas como uma forma de “teste” para garantir o sucesso da Artemis 3.
Sendo assim, apenas a Artemis 2 será tripulada, enquanto a primeira serviu para atestar a segurança dos passageiros. Mas se o título dessa matéria é sobre a “armadura” de nossos heróis, então vamos falar sobre os trajes espaciais desenvolvidos especialmente para a missão.
AxEMU, o novo traje espacial da Artemis 3
É muito comum que a Nasa desenvolva seus próprios trajes espaciais, mas, por estar condicionando seus esforços para o sucesso da missão, uma empresa foi contratada para a confecção.
Sendo uma das poucas empresas privadas a confeccionar trajes espaciais para a Nasa, a Axiom ficou com a importante tarefa de proteger os astronautas que pisarão na Lua após mais de meio século.
Logicamente, a logística de proteção, de articulação e o aprimoramento das tecnologias do traje foram feitos pela empresa. No entanto, o design foi feito em colaboração com a figurinista Esther Marquis, responsável pelo figurino da série “For All Mankind” do Apple TV+.
Por sua vez, a série trata da exploração espacial, mais especificamente da colonização da Lua. Porém, nessa linha do tempo alternativa, não foi a Nasa que chegou à Lua primeiro, e sim a União Soviética, o que não pôs um fim à corrida espacial.
Portanto, vemos durante duas temporadas as tentativas da Nasa para aprimorar a sua tripulação e viagens espaciais.
Retornando aos trajes da Axiom, o novo modelo recebeu nome de Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU). Logo acima, é possível conferir o traje divulgado pela empresa, bem como um vídeo, que trazemos a seguir, mostrando-o e a sua confecção.
De acordo com a empresa, o traje incorpora muitos dos detalhes já utilizados nos trajes da Nasa. Contudo, utiliza o feedback dos astronautas para atualizar detalhes e tecnologias, tal como a limitação de mobilidade.
Conforme é possível ver, o primeiro pensamento que vem à mente é o fato de o traje ser preto. Contudo, essa coloração é apenas para a divulgação do produto, sua coloração real é branca.
Para quem não compreende o porquê da mudança, saiba que a cor branca reflete mais radiação (em outras palavras, calor), e a cor preta absorve muito mais.