A HQ V de Vingança voltou as manchetes do mundo quando um trabalho escolar baseado nos quadrinhos virou caso de polícia nos Estados Unidos.
Uma escola em Indiana deu um trabalho para os alunos que consistia em interpretar os temas da HQ de Alan Moore e David Lloyd e relacioná-los com problemas sociais atuais nos Estados Unidos.
Então, baseando-se nas atividades do personagem V que na HQ V de Vingança age para derrubar o governo fascista que comanda uma versão distópica do Reino Unido, os jovens produziram cartazes com questões sociais como racismo e brutalidade policial. Foi aí que o problema começou…
Segundo o portal Vice, o trabalho teve uma repercussão normal na escola, mas, dias depois, alguns policiais responsáveis por patrulhar a escola se sentiram ofendidos com uma das artes e confrontaram a aluna que criou o cartaz.
os policiais disseram que as acusações de agressão no cartaz eram falsas. A confusão começou e os cartazes foram colocados para o lado de dentro da escola.
Os alunos ficaram revoltados com suposta “censura” e realizaram um protesto pacífico, marchando com placas ao redor da escola pedindo a devolução das artes em seu local original de exivição.
A escola precisou suspender as aulas presenciais e agora as aulas são virtuais, para acalmar os ânimos. A polícia local abriu investigação sobre as acusações feitas.
Segundo a organização da escola, a remoção dos cartazes foi motivada por alguns deles trazerem as palavras “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em tradução livre), um movimento que foi declarado como “organização política” pelo procurador geral de Indiana Todd Rokita. Como as escolas públicas são encorajadas a permanecer “politicamente neutras”, a inclusão de BLM teria justificado a retirada dos pôsteres.
Leah Moore, filha de Alan Moore, o escritor da obra V de Vingança postou em suas redes sociais:
Ei DC/Vertigo, vocês podem ajudar? Essa professora estava usando uma de suas graphic novels mais vendidas e aclamadas como texto base e chamaram a polícia para ela?! Há alguma chance de vocês apoiarem essas crianças? Faz quase 40 anos desde que a HQ foi publicada e 17 desde que o filme saiu. Era uma ficção científica distópica e assustadora. Agora é quase realidade e traz importância cultural para cada nova geração. Ela persiste como símbolo de resistência contra um estado fascista.
O caso ainda não foi encerrado. Mais notícias sobre V de Vingança em breve!