Você sabe o que é talassofobia? Transtorno causa pavor EXTREMO de algo inusitado
Quem tem talassofobia não consegue nem pensar em situações comuns e até prazerosas para a maioria das pessoas. Será que você tem essa fobia?
Um dia estressante de trabalho, um final de semana com os amigos ou uma viagem bem legal com a família: todas essas situações sempre acabam no mesmo lugar: uma praia, com cervejinha gelada e muita risada.
Essas situações parecem muito confortáveis e relaxantes para muitos, mas, para uma pessoa com talassofobia, uma situação considerada divertida por muitos pode ser pavorosa.
Em vez de tranquilidade e paz mental, pessoas com talassofobia, em situações como essas, se sentem presas, encurraladas, ansiosas e desesperadas. Isso porque essa síndrome causa medo extremo em relação ao mar.
Sim, isso mesmo. Talassofobia é o transtorno de pessoas que sentem medo descomunal do mar e que têm pensamentos assustadores sobre o que podem encontrar por lá.
Quem tem talassofobia não consegue nem pensar em oceanos ou lagos sem sentir um medo profundo e uma ansiedade intensa. A situação é tão crítica que pessoas com essa síndrome não conseguem nem mesmo olhar para imagens que retratem o oceano, assim como não conseguem nem se imaginar nadando nele.
Para elas, a ideia é tão assustadora que algumas situações não podem nem chegar perto de acontecerem, como assistir a filmes como “Vidas à Deriva” ou “Águas Rasas”.
Quer descobrir se você também tem talassofobia? Faça um teste rápido e descubra.
Gatilhos da talassofobia
Quem tem talassofobia sente pavor extremo quando simplesmente olham para fotos que retratam o mar. Vamos fazer um teste? Abaixo, separamos algumas imagens para você observar e analisar seus sentimentos.
Se sentir medo, fique atento(a)! Afinal, esses gatilhos transformam a vida de qualquer pessoa que sofre com a fobia em um verdadeiro tormento só de pensar nos perigos que podem ser ocasionados na água, especialmente em alto-mar.
Analise as imagens a seguir:
1. Fundo do mar
2. Piscinas com borda infinita
3. Lagos
4. Tubarões
5. Barcos e navios
6. Nadar ou surfar
Talassofobia: causas, sintomas e tratamentos
O problema dessa síndrome pode ser desencadeado por fatores genéticos. Assim, genes de antepassados amedrontados por águas profundas podem ter sido passados por gerações.
Outros fatores podem incluir experiências traumáticas ou mesmo a forma como você foi criado(a). O ambiente tem um papel fundamental na mente das crianças e, quando elas não retratam determinado acontecimento como positivo, isso pode desencadear um medo na vida adulta.
Esse tipo de síndrome tem tratamento e você pode procurar um especialista em tratar problemas emocionais, como um psicólogo ou psiquiatra, a fim de conversar sobre a ansiedade extrema que sente quando pensa em águas densas do oceano ou se depara com praias e ambientes desse gênero.
Assim, em suma, você será capaz de entender melhor seus sentimentos e deixar de sentir medo extremo em situações de bem-estar que geralmente são expressas por outras pessoas.