Ex-vice presidente da Google revela qual é o talento RARO que você precisa ter
Para Claire Hughes Johnson, existe uma habilidade primordial que ela procura em um candidato, porém é rara. Saiba qual!
Claire Hughes Johnson já foi vice-presidente da Google e atuou no cargo durante dez anos. Um dos seus trabalhos era conduzir entrevistas de emprego, chegando a passar até 40 horas por semana realizando-as.
E em meio a tantas pessoas diferentes falando sobre si mesmas e tentando mostrar quão boas elas eram, a vice-presidente resolveu deixar o processo mais simples: a habilidade número um que ela buscava em um candidato era o autoconhecimento.
Acerca disso, ela afirma:
“Claro, sua experiência e habilidades são importantes, mas podem ser aprendidas. E quando alguém é altamente autoconsciente, fica mais motivado a aprender porque é honesto sobre o que precisa trabalhar. Eles também se relacionam melhor com seus colegas e gerentes”, escreveu ela em uma coluna para a CNBC.
Um talento raro, segundo ex-vice presidente da Google
Segundo Johnson, a autoconsciência é uma característica rara em um ser humano. Ela também garante que, nesse contexto, cuida para reparar se duas palavras de suma importância são consideradas pelos candidatos: “eu” e “nós”.
Em sua coluna, Johnson escreveu o seguinte:
“Muito ‘eu’ é um sinal de alerta de que eles podem não ser humildes ou colaborativos; muito ‘nós’ pode obscurecer o papel que eles desempenharam na situação. É preciso um equilíbrio.”
Ao fazer perguntas para o candidato sobre sua função específica, ela confessou que sempre aprende algo revelador com eles. Para ela, uma boa resposta seria: “A ideia foi minha, mas o mérito vai para toda a equipe”.
Outra atitude interessante que ela costuma adotar é pedir aos candidatos que descrevam seus colegas de equipe.
Caso digam apenas coisas boas, ela não deixa de ir atrás dos comentários relativos também a críticas construtivas que receberam. Desse modo, também é possível saber o que eles fizeram para melhorar seu desempenho.
Como desenvolver autoconhecimento?
Para Claire Hughs Johnson, o autoconhecimento permite que cada pessoa compreenda seu modo de trabalhar, além do jeito de trabalhar do outro. Assim, fica mais fácil saber como cooperar em equipe.
Segundo a ex-vice presidente da Google, estes são os três pontos importantes para construir a autoconsciência: entender seus valores, identificar seu estilo de trabalho e analisar suas habilidades e capacidades.