Jeff Bezos: conheça a história do fundador da Amazon, um dos homens mais ricos do mundo
Além da participação na Amazon, Jeff Bezos possui empresas de diferentes ramos.
A Amazon é uma das empresas mais valiosas do mundo. Fundada em 1994, por Jeff Bezos, a companhia teve uma receita de 514 bilhões de dólares em 2022, com produtos que variam nos setores de e-commerce, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial. Mas você conhece a história do fundador desse “império” da tecnologia?
Início da trajetória
Jeffrey Preston Jorgensen, popularmente conhecido como Jeff Bezos, nasceu na cidade de Albuquerque, no Novo México, mas cresceu em Houston, Texas, nos Estados Unidos.
Em 1986, Jeff Bezos se formou em Engenharia Elétrica e Informática pela Universidade de Princeton, nos EUA. Chegou a trabalhar em uma empresa de telecomunicações, onde ficou até 1988, deixando a empresa para atuar no mercado financeiro de Wall Street, quando foi vice-presidente sênior da D. E. Shaw & Co.
Criação da Amazon
O início da Amazon se deu após Bezzos pedir demissão da D. E. Shaw & Co. A aposta inicial foi a venda de livros, pensando no custo baixo e no mercado inexplorado na web.
Para iniciar o projeto, o empresário realizou um empréstimo com seus pais e com investidores externos. O retorno veio já nos primeiros meses de operação, quando passou a faturar cerca de US$ 20 mil por semana.
Patrimônio bilionário
Além da Amazon, Jeff Bezos possui investimento em outros negócios. O bilionário é dono do jornal The Washington Post e da Blue Origin, organização de engenharia aeroespacial com foco no desenvolvimento de foguetes.
Hoje, Bezos possui “apenas” 10% de participação da Amazon, sendo considerado primordial para as decisões da companhia – apesar de ter deixado o cargo de CEO em 2021.
Informações revelam que o empresário doou mais de US$ 400 milhões para instituições filantrópicas em 2022, mas não revelou o nome das organizações apoiadas.
Por fim, ele anunciou, também no ano passado, que vai destinar a maior parte do seu patrimônio a doações.