Bola de metal misteriosa assusta moradores da costa japonesa; saiba mais
Na última terça-feira (21/2), alguns moradores da província de Shizuoka tiveram uma manhã assustadora com a presença de uma bola misteriosa.
Em meio a tantas teorias da conspiração nos noticiários com “óvnis” e outros objetos sendo encontrados pelo mundo, mais um novo objeto assustou as pessoas. Dessa vez, o objeto misterioso encontrado foi uma bola metálica de 1,5 metros de diâmetro, vista em uma praia na costa do Japão.
O objeto despertou curiosidade e medo nas pessoas, por conta de alguns acreditarem que tratava-se de uma mina da Segunda Guerra Mundial.
Segundo informações divulgadas pela agência de notícias russa Sputnik, o objeto foi encontrado em uma praia na costa de Enshuhama, na cidade de Hamamatsu, na província de Shizuoka.
Logo abaixo, é possível ver um tweet com um vídeo gravado por um morador local, que mostra policiais, provavelmente do esquadrão antibomba (considerando suas roupas), investigando o objeto misterioso.
【動画】海岸に謎の鉄球?
静岡県浜松市の遠州浜海岸に
直径1点5メートルほどの
金属製の球体が
打ち上げられているのが
見つかりました警察が調べたところ
爆発の危険性はありませんが
どのような物かは詳しく
わかっていないということです pic.twitter.com/M8qpnfdWWy— NHK静岡放送局 (@nhk_shizuoka_) February 21, 2023
Repercussão local
Ainda de acordo com a agência Sputnik, o objeto foi encontrado por um residente do local, que imediatamente ligou para a polícia para informar o achado.
Segundos as informações, isso teria acontecido por volta das 9h no horário local. Logo em seguida, o local foi isolado e até mesmo o trânsito na região foi bloqueado em razão da possibilidade de tratar-se ou não de uma mina aquática.
No entanto, algumas horas depois, com a grande repercussão na mídia, Mark Inall, oceanógrafo da Associação Escocesa de Ciências Marinhas, revelou que apesar do desgaste que os anos no mar podem gerar sobre o objeto, ele é de fato inconfundível.
Trata-se de um instrumento para manter objetos flutuando no oceano, tal como boias ou algum tipo de sinalizador. Segundo o pesquisador, ele conseguiu identificar o objeto com tamanha facilidade pois, além do fato de ser um oceanógrafo, o objeto é muito comum nas costas da Escócia.
No entanto, o mesmo admite que, de fato, ele pode gerar preocupação por sua enorme semelhança com minas da Segunda Guerra Mundial. Suas características que demonstram claramente não tratar-se de uma mina podem se perder com os anos de desgastes decorrentes da salinidade marinha.
Além disso, o seu aparecimento na costa pode ter ocorrido justamente por algum desgaste que levou a uma separação entre o objeto e a boia ou o sinalizador que ele mantinha suspenso, seja por uma tempestade, ou até mesmo algum navio.
Apesar do susto para os moradores locais, a ação rápida da polícia atestou a origem do objeto e situação foi resolvida, com a bola metálica sendo removida da praia. De acordo com autoridades japonesas, o objeto foi guardado e posteriormente será descartado de forma adequada.