Rainha do rock brasileiro, Rita Lee morre aos 75 anos de idade
Cantora havia sido internada em fevereiro deste ano em razão de seu estado de saúde delicado.
Rita Lee é considerada a “rainha do rock brasileiro” e fez parte do grupo musical “Os Mutantes”. Ela enfrentava um câncer de pulmão desde 2021 e foi internada no Hospital Israelita Albert Einstein na madrugada do dia 24 de fevereiro deste ano.
Em abril de 2022, Beto Lee, filho de Rita, anunciou que a cantora estava curada, com a doença agora em remissão. Por sua vez, Roberto de Carvalho, marido da cantora, chegou a compartilhar uma foto recentemente nas redes sociais dela:
Carreira e inspiração
A carreira de Rita Lee como musicista começou em 1966 quando, ainda adolescente, ela se juntou ao grupo de rock brasileiro “Os Mutantes.”
Como a única mulher do grupo, ela foi essencial para o sucesso da banda, escrevendo letras e cantando os vocais principais em muitas de suas canções.
Rita logo se tornou um modelo para as jovens brasileiras, que encontraram inspiração em seu espírito criativo e independente. Ela passou a lançar vários projetos-solo e com isso sua fama só continuou crescendo.
Seu sucesso, no entanto, não foi isento de provações. Apesar de sua estrela em ascensão, ainda era difícil para ela ser levada a sério na indústria musical dominada por homens.
A estrela enfrentou muitas críticas, sendo que diversas vezes era reconhecida apenas por sua aparência, não por seu talento. Apesar disso, Rita continuou forte, tornando-se uma das cantoras mais respeitadas e conhecidas do Brasil.
Rita Lee para além da música
A influência de Rita Lee se espalhou além do mundo da música. Como uma forte defensora dos direitos das mulheres, ela sempre se manifestou sobre questões como aborto e igualdade de gênero e frequentemente escrevia sobre esses temas em suas letras, dando voz à luta de muitas mulheres no Brasil.
Seu ativismo e arte lhe renderam inúmeros prêmios e elogios, incluindo Grammy Latino, Prêmio Sharp de Música, Troféu APCA e muitos outros.
Além de seu trabalho na música e no ativismo, Rita Lee se tornou um símbolo da cultura brasileira. Ela frequentemente foi tida como uma celebridade reconhecida internacionalmente e suas canções são tocadas por vários outros artistas.
Em razão disso, sua influência pode ser vista em muitos aspectos do cotidiano brasileiro, da moda à arte e à literatura. Em sua carreira, ela lançou inúmeros singles, variando em diversos estilos: do rock ao pop e ao clássico.
Suas músicas foram apresentadas em filmes e programas de televisão e a artista foi capa da edição especial de novembro da revista Rolling Stone.
Rita Lee Jones de Carvalho era um ícone que será lembrado pelas próximas gerações com carinho, respeito e adoração, e seu legado musical e poético certamente será reconhecido por muitas gerações.