Morre aos 73 anos o compositor da trilha sonora comercial do PlayStation
Confirmado pela banda da qual era cofundador, o falecimento de Tohru Okada teria ocorrido no dia 14 deste mês.
Na última quarta-feira (22), os membros da banda Moonriders confirmaram que o músico e compositor Tohru Okada faleceu aos 73 anos, na manhã do dia 14 de fevereiro. Ele foi um dos compositores mais celebrados do Japão.
Nascido em 1949, em Tóquio, ele foi o criador da icônica trilha sonora do comercial do logo do PlayStation. Aquela que acompanhou a infância de muitos jogadores. De acordo com o site de notícias japonês Excite, a causa do falecimento foi insuficiência cardíaca.
Banda Moonriders
Ele foi o cofundador da banda Moonriders, que surgiu em 1975. E além de trilhas sonoras, compunha músicas de comerciais no Japão. A banda ficou conhecida em 1976 com o álbum “Hi no Tama Boy”, e passaram a ser ícones do rock japonês.
Títulos famosos de filmes e animes estão ligados à banda pela trilha sonora. Um exemplo ocorreu em 2003, quando o icônico Satoshi Kon convidou-a para compor a trilha de “Tokyo Godfathers”, que se tornou um clássico do gênero.
Carreira solo
Além disso, Okada fez voos solos como compositor em “A Hora de Eve” (2008), no curta “Retalhos de Lembranças” (2005), na franquia “EartBound” (“Mother”, no Japão), em diversos anúncios de “Crash Bandicoot” nos anos 1990 e no filme live-action “Ji ekisutorîmu sukiyaki” (2013).
O compositor passeou pelos universos do cinema, da televisão e dos animes. Desse modo, sem dúvidas, foi um grande artista, que deixou sua marca não só no Japão, mas também em diversos lugares do mundo.
Tohru parecia ansioso para se apresentar. No ano passado, ele deu uma declaração sobre sua recuperação no hospital após uma fratura de compressão vertebral. Na época, o compositor anunciou, por meio de sua agência, que se recuperaria para poder se apresentar no “Hyde Park Music Festival” nos dias 29 e 30 de abril deste ano, em Sayama, cidade onde cresceu.
Entretanto, com o falecimento dele, a banda Moonriders anunciou o cancelamento da performance, porém prometeu homenageá-lo e transmitir o carinho que nutriam por Okada.