Cientistas estão CHOCADOS com revelação sobre a ‘Geleira do Juízo Final’
Um robô, chamado ‘Icefin’ foi usado para realizar as pesquisas no mar.
Do tamanho do estado de São Paulo, a Geleira Thwaites, localizada na Antártica Ocidental, é foco de preocupação de cientistas. O rápido ritmo de derretimento da geleira pode causar consequências catastróficas como resultado de seu desmoronamento. O desgelo dessa estrutura é causado pelo aumento das temperaturas no oceano ao redor da área.
Não é à toa que ela é chamada de “Geleira do Juízo Final”. De acordo com as pesquisas, o derretimento dela é responsável pelo aumento de 4% do nível do mar nas proximidades.
Lembre-se: essa geleira é do tamanho do Estado de São Paulo! Então, a mínima porcentagem de seu derretimento já representa um grande impacto para o meio ambiente.
Assim, essa taxa de derretimento da geleira faz com que os cientistas fiquem alarmados para o que isso pode representar a nível global do mar.
As primeiras comunidades humanas a serem impactadas seriam as moradoras de regiões costeiras e áreas baixas, por meio de inundações e até mesmo chegando a engolir pequenas ilhas inteiras.
Sobre os estudos
A fim de entender o que está acontecendo com a Geleira Thwaites, cientistas usaram um robô chamado “Icefin”. Ele é capaz de chegar a uma profundidade de 600 metros, fazendo filmagens e registros fotográficos. Além disso, o robô registrou dados vitais da região, como temperatura e níveis de sal.
É importante saber que a Thwaites é um dos sistemas mais instáveis da Antártica. Isso se deve a sua zona de aterramento (local onde ela encontra o fundo do mar) que retrocedeu 14 km desde o final dos anos 1990.
Um agravante dessa zona é que ela está abaixo do nível do oceano, o que a deixa propensa à perda mais rápida e irreversível de seu volume.
E apesar de os estudos verificarem que o ritmo do derretimento da geleira não ser tão ruim quanto de pensava, as rachaduras e escadas que estão se formando no gelo já se encontram em processo de degradação rápida.
Por isso, há grandes probabilidades de que essas mudanças se acelerem nos próximos anos.
Consequências do derretimento das geleiras
Somos parte do sistema da natureza, ainda que hoje sejamos capazes de construir ferramentas modernas em selvas de concreto. Por isso, o derretimento das geleiras terá um impacto vigoroso sobre as comunidades que estão mais próximas dos mares.
Outra consequência para as vidas humanas também envolve a geopolítica internacional. A região no entorno da Thwaites, por ser rica em recursos naturais, é foco de interesse de vários países (como EUA, China e Rússia).
Além disso, por fim, a vida marinha sofrerá um impacto em cadeia em vários locais, tanto a nível de cadeia alimentar quanto a níveis geográficos, que são ocasionados pela migração das espécies locais.