Mudanças climáticas: conheça o país que pode ser encoberto pelas águas do oceano
De fato, as mudanças climáticas estão afetando diretamente a dinâmica global. Entenda o que está ocorrendo.
As mudanças climáticas que vêm ocorrendo no mundo estão gerando grandes preocupações para os acadêmicos e para a população em geral. Inclusive, é um assunto tratado constantemente na mídia.
Em suma, a elevação do nível dos mares e oceanos denota uma ideia um tanto catastrófica do que pode acontecer com grande parte dos territórios caso a humanidade não realize medidas mitigadoras.
Por sua vez, essas medidas devem abranger a redução dos danos causados pela interferência antrópica no globo.
Caso no Brasil
Muitas cidades ao redor do mundo já estão sofrendo os efeitos das mudanças climáticas no planeta, incluindo o Brasil. O caso mais divulgado nacionalmente, embora existam muitos outros, é o de Atafona, distrito da cidade de São João da Barra, localizado no litoral norte do Rio de Janeiro.
Nesse distrito, o mar avança aproximadamente seis metros por ano e já atingiu quinhentas casas, obrigando os moradores a buscarem outros locais para viver.
COP26 e Tuvalu
Porém, recentemente, uma imagem que chocou o mundo e causou grande impacto durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) foi a apresentação feita de forma on-line pelo então Ministro da Justiça, Comunicações e Relações Exteriores de Tuvalu, Simon Kofe.
Na ocasião, o ministro se apresentou com a água na altura do joelhos e com a seguinte mensagem:
“Estamos afundando, mas a mesma coisa está acontecendo com todos.”
Tuvalu está sendo tomada pelo oceano
Inicialmente, é importante destacar que Tuvalu é um país formado por nove ilhas, com cerca de 26 km² no que se refere à extensão total. Ao todo, o país possui uma população de doze mil habitantes, tendo altitude máxima de 4 metros acima do nível do mar.
Além disso, é importante destacar que Tuvalu encontra-se a 4 mil km da Austrália e do Havaí. E mais: o local em que o ministro gravou a mensagem era totalmente seco há alguns anos. Porém, hoje, encontra-se inundado pelo mar. Os impactos são grandes.
Como fica em atóis compostos de recifes, a elevação do nível do mar afetou diretamente a fauna marinha. Além disso, a reserva de água potável também foi afetada pela infiltração da água do oceano.
A chegada do mar também comprometeu diretamente árvores, que morrerem após terem as raízes comprometidas. Também afetou diretamente a fertilidade do solo pela quantidade de sal da água.