David Guetta usa IA para colocar voz de Eminem em sua música

A produção de um feat. com a voz de Eminem impressionou internautas.

A tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas de nossa vida e sempre gera discussões por onde passa. Seja na ciência, em âmbito doméstico ou no campo da arte, debates sobre inteligência artificial (IA) têm movimentado o mundo. Principalmente quando se trata de artes, as opiniões são muito divididas.

Além disso, não há como negar que inteligências artificiais estão se tornando comuns na produção de músicas e imagens. A Netflix, por exemplo, foi alvo de muitas críticas depois de mostrar um anime que teve o fundo feito com imagens criadas por inteligência artificial.

Nesse cenário, muitos se preocupam com a possibilidade de a tecnologia sobrepor os humanos em âmbitos profissionais.

Inteligência artificial na música?

Recentemente, a mesma discussão envolveu o famoso DJ David Guetta. Ele declarou que usa programas de IA em suas composições e deu uma demonstração que impressionou a todos.

O DJ utilizou a voz do rapper Eminem em uma produção sua, deixando claro que ela não seria comercializada. A questão é que o resultado ficou tão bom que abriu o âmbito de discussões sobre a substituição de artistas reais vivendo sua arte versus artes produzidas por tecnologia.

Programas como o que David Guetta demonstrou não são novidade e sua “parceria” com o rapper ficou muito autêntica. O DJ batizou a faixa de “Emin-AI-em” e deixou claro que não esperava o resultado positivo que obteve. Ele pediu à inteligência artificial que escrevesse um verso no estilo Eminem sobre o futuro da rave.

Na frase, o “Eminem” diz:

“Este é o futuro do rave sound, estou ficando incrível no submundo.”

Em seguida, ele acessou outro site, mas dessa vez em um que poderia dublar e recriar vozes conhecidas a partir de prévias, e então escreveu a frase. Simples assim, o DJ criou uma música que levou muitos à loucura.

O próprio rapper não se manifestou e talvez nem saiba do ocorrido. Confira esse curioso “experimento”:

você pode gostar também