Entenda a mais nova POLÊMICA envolvendo Neuralink, empresa de Elon Musk
Desenvolvimento de implantes também era feito pela Neuralink, mas não da maneira mais correta biológica e eticamente. Entenda a situação!
O bilionário Elon Musk é conhecido por estar sempre envolvido em alguma polêmica, principalmente na internet. Quando o assunto não é sobre ele, especificamente, é sobre alguma de suas empresas. E dessa vez é a respeito da empresa Neuralink, que está trabalhando na criação de chips para implantar em cérebros. Você sabia disso?
Na última quinta-feira (9), iniciou-se um processo de investigação contra a empresa do bilionário por parte do Departamento de Transporte dos Estados Unidos. Além disso, o Departamento de Agricultura ainda culpa a empresa por conta do alto número de mortes de animais. Veja mais informações a seguir.
Processo de investigação contra a Neuralink, empresa de Elon Musk
Ainda sobre o alto número de mortes de alguns animais, como macacos e ovelhas, uma parte do grupo do Comitê de Médicos de Medicina Responsável (PCRM) aponta a defesa dos direitos desses animais. Além disso, ainda se afirma que a Neuralink fazia os transportes inadequadamente de transplantes, mesmo com riscos biológicos para os animais.
Sem contar que esse grupo encontrou alguns e-mails e documentos que atestam sobre os implantes nos cérebros de macacos, por exemplo. Dentre outras coisas, as embalagens usadas pela empresa foram consideradas como não seguras.
Pelo fato de essas embalagens serem facilitadoras na transmissão de doenças infecciosas, isso já fere algumas leis federais dos EUA.
Essa investigação acerca do assunto começou ainda no ano passado, segundo a Reuters. Foi uma série de episódios em que a empresa estava agindo contra as leis federais do país norte-americano. Além disso, os próprios funcionários reclamaram de algumas ações da empresa quanto a isso.
“Estamos conduzindo uma investigação para garantir que a Neuralink esteja em total conformidade com os regulamentos federais e mantenha seus funcionários e o público a salvo de patógenos potencialmente perigosos”, foi o que disse à Reuters um porta-voz do Departamento de Transportes.
Apesar de diversas ações ilegais, os estragos quanto a doenças infecciosas e outros problemas não foram tão grandes, havendo a possibilidade de reverter a situação por meio de algumas melhorias. Porém, essas ações apresentaram um grande risco a toda a população.
Esses casos aconteceram, em sua maioria, no ano de 2019. Em 2020, a Neuralink se desfez, mas o grupo ainda culpa Elon Musk por algumas ações do passado.