Chips cerebrais implantados por Neuralink causam a morte de até oito animais

A empresa de Elon Musk, responsável pela Neuralink, argumentou

A sociedade neurotecnológica chamada Neuralink está destinada à desenvolver uma conexão entre cérebro-computador para fornecer comunicação através do meio de implantes com ouso de chip. A organização foi acusada pelo Comitê de Médicos responsável por maus tratos aos animais selecionados para participar do desenvolvimento.  A acusação alega que, pelo menos, 15 dos 23 macacos destinados à pesquisa teriam morrido ou sido sacrificados.

Leia mais: O novo 5g promete revolução na tecnologia

Ao defender-se, Neuralink mencionou seu zelo pelo máximo cuidado aos animais envolvidos, contudo, admitiu que ocorreram algumas mortes com os mesmos, chegando ao numero de oito primatas.

Quais os riscos apresentados pelo chip referente à saúde?

A Sociedade Neurotecnológica anunciou o princípio de testes em seres humanos, no mês de Janeiro. Contudo, devido aos efeitos colaterais sofridos pelos animais, novas dúvidas surgem de todos os lados sobre a segurança dos humanos referente aos testes. Mesmo que os passos positivos tenham sido dados rumo ao objetivo central, através de demonstrações, como um macaco jogando pingue-pongue com a mente, inquietações ainda circulam.

Quase todos os macacos que participaram das implantações sofreram danos colaterais”, explica o Comitê de Médicos.

Explicações expressas por Neuralink após acusações

A empresa de Elon Musk, responsável pela Neuralink, argumentou que os animais selecionados para seus experimento se encontram em estado terminal, apoiado pela equipe veterinária, tendo, por início, utilizado carcaças de animais. Entretanto, até mesmo os animais em seu estado terminal são tratados de acordo com as ordens éticas.

Por outro lado, admitem que ocorreu o sacrifício de dois animas, aos quais relataram ter ocorrido por complicações cirúrgicas devido ao uso de BioGlue – hidrogel a base de proteína- e algumas infecções.

Porém, mediante a isso, Neuralink diz que todo o seu trabalho teve o aval do Comitê Institucional de Cuidados e Uso de Animais (IACUG). Além de deixar claro que, se por alguma razão, o animal não desejar participar dos testes, o mesmo não é forçado superando o regulamento dos EUA referente ao uso de cuidado de animais no espaço laboratorial.

você pode gostar também