Espaço: 12 novas luas são descobertas ao redor de Júpiter; saiba tudo!

Júpiter superou Saturno, com um total de 96 satélites naturais ao seu redor.

Cientistas confirmam algo impressionante depois de mais de 1 ano de observação com a ajuda do Telescópio Subaru, localizado no Havaí (nos Estados Unidos), além dos telescópios Víctor M. Blanco e Magalhães, ambos localizados no Chile. A existência de 12 novas luas ao redor de Júpiter foi confirmada!

A descoberta

Os estudiosos são do Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional e explicaram que Júpiter era conhecido por ter 84 satélites naturais ao seu redor. Mas eles notaram o aumento desses satélites, totalizando 96!

As novas luas ainda não possuem nomes próprios e o tempo de visualização demorou tanto porque a luminosidade e o brilho de Júpiter atrapalham na hora de dizer a posição exata desses satélites. De acordo com o Carnegie Institution for Science, são corpos celestes pequenos.

Imagem: fayerwayer

Júpiter 

Júpiter é o maior planeta de nosso sistema solar e sempre foi um alvo muito grande de estudos e curiosidade dos cientistas. Ainda assim, uma questão muito levantada quando se trata desse planeta é a possibilidade de seres humanos o habitarem.

Na verdade, o que atrapalhou os cientistas, sempre chamou a atenção para nós. Sua luz celeste e brilhante é realmente bela. Agora o planeta gasoso tornou-se gigante com outros corpos celestes orbitando ao seu redor, superando Saturno.

Dessa forma, agora não só a Lua e Marte são o foco dos nossos estudos espaciais, Júpiter também traz revelações importantes. Essas 12 novas luas levam mais de 340 dias para completar sua órbita brilhante. Com certeza, ainda há muito mais que não sabemos sobre esse enorme planeta.

Muitos projetos são movimentados pelo espaço, encabeçados por organizações como Nasa, SpaceX e até empresas japonesas. Tudo isso para que seja possível entender um pouco mais sobre o universo em que vivemos.

Será que, além da Terra, seria viável habitarmos outros planetas? Talvez um dia finalmente tenhamos a resposta para essa pergunta!

Com essa descoberta, a possibilidade de Júpiter ser um lar para seres vivos avivou a comunidade cientifica.

você pode gostar também