9 teorias sobre o que acontece após a morte: em qual delas você acredita?
Da simulação à reencarnação, conheça algumas das principais perspectivas que abordam o mistério do pós-morte.
O medo da morte muitas vezes está entrelaçado ao desconhecido. O que acontece após a morte permanece um enigma, e várias teorias ao redor do mundo tentam decifrar esse mistério.
Nesta matéria, listamos 9 teorias sobre a vida após a morte que você precisa conhecer.
O que ocorre após a morte? Veja 9 teorias
O que acontece após a morte? Entramos no paraíso, nos tornamos animais ou reiniciamos em uma simulação? Das teorias hindus, cristãs ou budistas, todas tentam explicar o que ocorre em seguida.
São diversas as teorias que tentam explicar o que acontece no pós-vida – Imagem: Canva Pro/Reprodução
1. Teoria da Árvore
A Teoria da Árvore propõe uma conexão íntima entre a vida humana e a natureza. Ao optarem por ser enterrados em cápsulas de árvores, os adeptos desejam devolver seus corpos à Terra, permitindo que se integrem ao ciclo natural da vida.
2. Teoria asteca
Para os antigos astecas, a vida após a morte era uma jornada complexa determinada pelo modo de morte.
Após morrermos, os astecas acreditam que há duas opções de caminhos: o Sol, Mictlan (um local para os mortos) ou Tlalocan (um paraíso para aqueles que morriam de causas específicas).
3. O que os budistas pensam sobre o pós-morte?
Com base nas ações e no karma acumulado, os budistas acreditam que a alma pode renascer em diferentes reinos: deuses, semideuses, humanos, animais ou fantasmas.
4. Visão cósmica sobre a morte
A teoria cósmica transcende a ideia de que a consciência está intrinsicamente ligada aos corpos individuais. Postula que, na morte, nossa consciência não desaparece, mas retorna ao vasto cosmos.
5. Cristã
A visão cristã da vida após a morte é binária, dividida entre o Céu e o Inferno. A moralidade da vida determina o destino eterno, com os justos alcançando o paraíso celestial, enquanto os pecadores enfrentam a punição no Inferno.
6. Faraó egípcio
A teoria dos faraós egípcios enfatiza a impermanência da morte. A mumificação era uma prática essencial para preservar o corpo físico, preparando-o para a vida após a morte.
7. Hindu
A visão hindu da vida após a morte está enraizada na crença da reencarnação. O destino na próxima vida é determinado pelas ações e pelo karma acumulado na vida atual.
8. Teoria incerta
A teoria incerta reconhece a limitação do conhecimento humano acerca da morte. Ela foca apenas na certeza do que ocorre com o corpo físico, deixando o restante em aberto para discussões, reflexões e interpretações diversas sobre o desconhecido além da vida terrena.
9. Visão platônica
Platão via a morte como uma transição da limitação física para uma existência mais realizadora.
Acreditava que as almas, libertas do corpo, teriam a oportunidade de buscar conhecimento puro e alcançar uma existência mais significativa no mundo das ideias.