Representações controversas: 7 capas POLÊMICAS da DC Comics

Os quadrinhos possuem todo tipo de história, e não é de hoje que algumas delas acabam errando na escolha do tema ou em como ele será tratado.

Como a maioria dos fãs sabe muito bem, os quadrinhos, apesar de terem diversas histórias dignas de Oscar, ainda apresentam inúmeros “deslizes”. Várias dessas histórias são consideradas controversas, enquanto outras são simplesmente erradas.

Logicamente que, ao olhar para elas, precisamos compreender o período histórico em que foram escritas. Contudo, isso não justifica suas posturas controversas e muitas vezes ofensivas.

Não teríamos espaço aqui para detalhar as histórias, mas, como bem sabemos, as capas nos revelam muitas coisas. Sendo assim, é sobre elas que vamos falar nesta matéria.

Portanto, abaixo, apresentamos uma lista com 7 capas da DC Comics, no mínimo, controversas para você tirar suas próprias conclusões.

7 capas que geraram polêmicas entre os leitores

1. ‘Detective Comics nº 1’

Começaremos pelo começo, obviamente. A capa vista logo abaixo é da primeira edição da “Detective Comics”, a qual posteriormente ficou conhecida como “DC Comics”. Então, vemos na edição a representação de um homem asiático como uma espécie de monstro ou demônio.

Isso é uma clara visão da xenofobia que os Estados Unidos tinham com os povos asiáticos, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, que só começaria dois anos depois de essa edição ser lançada.

Foto: DC Comics/Detective Comics nº 1/Reprodução

2. ‘Action Comics nº 58’

E por falar em Segunda Guerra, nela tivemos vários momentos polêmicos nos quadrinhos. Porém, aquilo do que muitos se esquecem é que o grande herói da DC Comics nem sempre foi tão bonzinho.

Nesta capa, apesar de não vermos o Superman ativamente praticando algum tipo de preconceito (o que acontecia muito nessa época), um cartaz na ilustração apresenta uma mensagem completamente xenofóbica contra o povo japonês.

Foto: DC Comics/Action Comics nº 58/Reprodução

Tradução livre do cartaz representado na capa: “Super-Homem diz: você pode bater em um japa com títulos de guerra e selos”.

3. ‘Action Comics nº 289’

Já neste outro caso, é necessário falar sobre Homem de Aço, pois essa não é a única polêmica em que o personagem está envolvido.

Temos o exemplo da capa logo abaixo, em que o Superman faz uma analogia no mínimo bastante esquisita ao comparar suas antigas namoradas com a mulher com quem se casaria.

Ele diz que todas as garotas de quem gostou tinham as iniciais “L. L.” e, agora, se casaria com a Superwoman, que, no mundo dela, chama-se Luma Lynai.

Porém, o verdadeiro incômodo fica por parte do comentário da Supergirl, que afirma que essa mulher com quem seu primo está para se casar é exatamente como ela vai se parecer quando crescer. Errado? Muito!

Foto: DC Comics/Action Comics nº 289/Reprodução

4. ‘Superman’s Girl Friend, Lois Lane nº 106’

E por falar no Superman e suas namoradas, nessa outra capa vemos o grande amor de Clark, Lois Lane, entrando em uma máquina que a transformará em uma mulher negra por 24 horas.

Mesmo que o objetivo dos escritores fosse tratar as questões raciais da época, essa não foi nem de longe uma boa abordagem do assunto.

Foto: DC Comics/Superman’s Girl Friend, Lois Lane nº 106/Reprodução

5. ‘Catwoman nº 0’

Um problema constante nos quadrinhos é a sexualização das personagens femininas e de seus corpos. Isso leva a momentos grotescos nos quais claramente tudo é feito apenas para ressaltar o corpo delas.

Quando isso ocorre, perde-se a noção dos reais valores de um ser humano e não se tem nenhum apego pela decência ou pela lógica, tampouco por qualidades de fato relevantes de uma mulher, como inteligência e caráter, por exemplo.

Afinal, parece que, desde que o fato sirva para mostrar seus corpos, não há problema nenhum em transformar a coluna de um ser humano em uma verdadeira “Amoeba”, como ocorre na capa a seguir:

Foto: DC Comics/Catwoman nº 0/Reprodução

6. ‘Batman nº 246’

Ao longo dos anos, vimos os quadrinhos abordando diversos temas, sendo muitos deles tratados de forma sensível e profunda. Porém, nem sempre essa delicadeza é sentida.

Um desses casos ocorre quando uma capa do Batman leva a entender que Robin havia cometido suicídio se enforcando.

Contudo, isso não foi visto na história, sendo apenas uma tentativa de chamar atenção para o quadrinho que não foi bem vista.

Foto: DC Comics/Batman nº 246/Reprodução

7. ‘Green Lantern and Green Arrow nº 85’

Diversos quadrinhos já trataram muito bem do tema do consumo de drogas, como na história do Demônio da Garrafa do Homem de Ferro, ou na própria DC Comics com as histórias de John Constantine. No entanto, esse não foi o caso para o quadrinho em conjunto do Lanterna Verde com o Arqueiro Verde.

Nesta edição, vemos o problema com drogas do sidekick do Arqueiro, o Ricardito. Porém, a capa não foi muito aceita, até por deixar extremamente explícito que o ajudante estava prestes a injetar heroína em seu corpo.

Foto: DC Comics/Green Lantern and Green Arrow nº 85/Reprodução
você pode gostar também