Qual editora é a melhor do mercado de quadrinhos: Marvel ou DC?

Você sabe quem vence essa batalha?

No mercado dos quadrinhos, sabemos que as líderes no segmento são a Marvel Comics e a DC Comics. A ponto de rolar uma briga eterna entre os fãs das duas editoras, sempre buscando provar quem é a melhor.

E, claro, não dá para discutir, já que ambas são os selos mais conhecidos e destacados no universo dos quadrinhos. Mas, agora que a pergunta surgiu, vamos descobrir: qual editora tem os heróis mais poderosos? Qual é a melhor? Você arrisca um palpite?

Vamos buscar entender os caminhos das duas empresas para tentar chegar a um veredito.

A história da Marvel e da DC

Para começar essa trama toda, vamos pelo caminho mais simples. Entender um pouco da história das duas editoras. Começando pela Marvel Comics, que foi fundada em 1939.

Para você, que não sabia, no início ela se chamava Timely Comics. Esse nome permaneceu até meados de 1947. Depois disso, mudou o nome para Magazine Management até meados de 1961. Em seguida, ela mudou mais uma vez e se tornou Marvel Comics, que nós conhecemos atualmente.

As histórias da empresa sempre foram mais leves, divertidas e de modo que o leitor se identificasse com alguns dos personagens. Isso era importante para atrair quem se interessasse pelos quadrinhos como forma de entretenimento.

Já a DC Comics foi fundada em 1934, sob o nome de National Allied Publications. Entretanto, essa fase não durou muito, já que o sucesso de um título chamado “Detective Comics” foi tão grande que, em 1937, a empresa mudou seu nome para DC.

E, diferentemente da Marvel, a DC Comics sempre apostou em histórias mais sombrias e aprofundadas, o que chamou a atenção do leitor também. Isso fez com que eles disparassem no mundo dos quadrinhos e atraíssem mais atenção que o normal para as páginas.

Quem é a melhor: DC Comics ou Marvel Comics?

É bem comum nos depararmos nas redes sociais, principalmente, com esse tipo de questão. E é uma discussão que não acaba, pois os fãs vão defender suas obras das editoras favoritas até o fim.

O que é necessário entender é que ambas as editoras têm abordagens diferentes, trazendo pesos diferentes para suas histórias. Um exemplo é que a Marvel tem um lado mais positivo e contagiante, sempre buscando tirar uma boa lição do que acontece. Já na DC as publicações contam com um tom mais pesado e dramático.

Outro detalhe que é bom entender é que os personagens também contam com abordagens diferentes em ambos os universos. Por isso, a questão de quem é melhor diz mais respeito à preferência de quem vai ler.

Se considerar os heróis mais poderosos, na Marvel, temos Protégé, que é um tipo de entidade que imita os poderes de outros personagens.

Enquanto isso, na DC, temos A Presença, que é como se fosse Deus dos quadrinhos da editora. Sendo assim, os dois são praticamente igualitários em questão de poderes. Então, nem por essa categoria podemos decidir qual editora é a melhor.

Veredito

Se você gosta de histórias mais coloridas, positivas e otimistas, a Marvel Comics é para você. Caso, goste de coisas mais profundas, dramáticas, pesadas e dark, a sua escolha será a DC.

E a questão de quem é melhor é apenas uma preferência de quem vai ler. Inclusive, você pode gostar das duas editoras de uma vez e optar por ler os quadrinhos de ambos os lados. O que importa mesmo é a diversão que você terá com essa infinidade de personagens.

você pode gostar também