7 alimentos que você nunca deveria guardar na geladeira
Nem todo tipo de alimento pode ser guardado dentro da geladeira. É importante saber diferenciar quais produtos devem ser refrigerados após chegarem da feira ou do mercado.
Saber o que guardar na geladeira e o que deixar fora dela é um conhecimento que pode ajudar a reduzir os gastos do mês e a melhorar a saúde.
Isso porque muitas comidas acabam estragando mais rápido ou até mesmo perdem seus valores nutricionais quando são guardadas na geladeira.
Armazenar alimentos de forma incorreta pode favorecer o apodrecimento e a perda de sabor, cor e textura – Imagem: okanmetin/CanvaPro/Reprodução
Alimentos que estragam mais rápido na geladeira
Por conta das baixas temperaturas, muitos alimentos ficam com uma aparência bem estranha, o que faz muitas pessoas preferirem não comê-los. Veja alguns exemplos!
Banana
Essa fruta, acostumada com temperaturas mais quentes, fica bem escura quando vai para a geladeira, o que dá a aparência de estragada.
Cebola
Este alimento murcha muito rápido na geladeira e se torna mais propenso a se contaminar com fungos.
Manga
Guardar a manga na geladeira antes de ela estar madura não é uma boa ideia. Além da fruta demorar para amadurecer, ela poderá perder muita água por ficar tanto tempo em baixas temperaturas, assim murcham.
Cenoura
Assim como as mangas, as cenouras murcham se ficarem muito tempo sob níveis térmicos menores e longe da umidade.
Alimentos que perdem qualidade nutricional se ficarem na geladeira
Outros produtos, quando entram em contato com o frio, perdem muitos sais e vitaminas importantes.
Batata
Conhecida como uma boa fonte de carboidrato, por conter amido, ao ficar no frio, esse amido se torna outro tipo de carboidrato mais pobre em valor nutricional.
Azeite
Ao guardar esse óleo na geladeira, ele perde muito de sua viscosidade e se torna super-ralo e fica com sabor amanteigado.
Manjericão
Essa erva, quando armazenada na geladeira, perde quase todo o seu aroma e pode até queimar as folhas, o que a torna imprópria para consumo.
Como saber o que guardar na geladeira?
De modo geral, você pode seguir o que encontra no mercado. Ou seja, se o produto estava refrigerado quando foi comprado, ele deve seguir em eletrodomésticos que mantenham baixas temperaturas.
Há uma exceção: os ovos. Nos mercados o local já é considerado como refrigerado, diferentemente da maioria das residências. Então, mantenha esse produto dentro da geladeira.
Além disso, é indicado fazer compras pequenas, de preferência semanalmente, para evitar a necessidade de armazenamento e acabar estragando o alimento sem querer.