Desmascarando a falsidade: 5 técnicas infalíveis para detectar um mentiroso
Ninguém gosta de ser enganado ou passado para trás; porém, identificar uma mentira pode ser um tanto desafiador.
As pessoas podem mentir por diversas razões. Às vezes, elas só querem esconder algo embaraçoso, em outras trata-se de uma estratégia para se obter algum tipo de benefício próprio ou só querem evitar conflitos.
De uma forma ou de outra, descobrir quando alguém está mentindo para nós pode ser uma habilidade muito útil, embora nem sempre seja fácil identificar quando alguém não está sendo sincero. Por isso, confira estas técnicas para identificar um mentiroso.
Como detectar um mentiroso?
1. Inconsistências na história
Quando mentimos, dificilmente somos capazes de criar os mínimos detalhes da história e, por isso, muitas das vezes, o que dizemos pode apresentar inconsistências e contradições. Portanto, atenção às discrepâncias, elas podem indicar que estão mentindo para nós.
2. Sinais na voz
Mudanças na forma de falar podem evidenciar que estamos diante de um mentiroso. Coisas como: mudanças nos tons de voz, falar mais rápido do que o normal, gaguejar ou hesitar ao falar devem nos deixar em estado de alerta.
3. Exagero de detalhes
Se por um lado a falta de detalhes pode indicar um mentiroso, o exagero deles também pode. Isso porque, quando contamos uma história, geralmente, não nos apegamos aos mínimos detalhes. Fazer isso pode indicar que a pessoa pensou bastante sobre o que diria.
4. Expressões faciais
Algumas pessoas não conseguem disfarçar quando mentem, é como se estivesse estampado na cara delas. Porém, alguns são verdadeiros mestres na arte de esconder suas verdadeiras expressões. Mas nem mesmo elas são capazes de esconder tudo.
Fique atento às microexpressões. Um sorriso nervoso ou olhares evasivos podem indicar que a pessoa tem algo a esconder.
5. Linguagem corporal
As principais pistas de uma mentira podem ser não verbais. A linguagem corporal fala mais do que as pessoas gostariam de nos dizer. Atenção a mãos inquietas, desvios de olhar, toques repetitivos, entre outros sinais.