6 palavras em português que hoje têm significados diferentes desde quando surgiram
Os significados das palavras mudam com o passar do tempo. Veja 6 termos que significavam outra coisa quando surgiram na língua portuguesa.
Ao longo do tempo, a língua portuguesa passou por transformações constantes, resultando em modificações no significado de algumas palavras. Essas mudanças refletem as evoluções culturais, sociais e históricas que moldaram até mesmo as nossas gírias.
Muitas palavras que usamos hoje têm outro significado desde sua origem. Por sua vez, essa mudança é, entre outros fatores, reflexo de como a língua acompanha as transformações sociais. Interessante, não é mesmo?
Por isso, a seguir listamos algumas palavras conhecidas da língua portuguesa que antes tinham um significado diferente do que conhecemos hoje. Acompanhe a leitura para saber mais.
6 palavras que tinham outro significado na língua portuguesa
1. Autópsia
A palavra “autópsia” era usada antigamente como descrição de um tipo de exame ou observação de uma pessoa debilitada. Hoje em dia o termo é dado para um exame post-mortem de um cadáver.
2. Carregador
A palavra “carregador” era costumada a denominar uma pessoa ou animal que tinha função de transportar materiais pesados. Atualmente, é mais costumeiro usar esse termo para se referir ao dispositivo de recarga de aparelhos eletrônicos.
3. Armário
Armários eram móveis de armazenamento de armas, mas sua função foi aprimorando com o passar do tempo. Hoje em dia, usamos os armários para armazenar diversos objetos, como sapatos, roupas, louças, utensílios e até mesmo comida.
4. Preservativo
O termo “preservativo” era usado para se referir a qualquer coisa que tinha função de preservar algo, como alimentos, por exemplo. No entanto, seu significado se resumia a um método contraceptivo.
5. Saudade
Inicialmente, o termo era associado a doenças causadas pela ausência de algo ou alguém amado. Ao longo dos séculos, a palavra “saudade” adquiriu um significado mais complexo e profundo, passando a representar uma mistura de sentimentos, como nostalgia, saudade, amor e desejo.
6. Bizarro
Antigamente, “bizarro” era usado como um elogio que descrevia pessoas ousadas e corajosas. Ao longo do tempo, a palavra foi tomando um sentido oposto e, hoje, descreve algo ou alguém estranho ou inusitado.